voltar
"A Diocese de Campos deseja que este site seja uma ferramenta útil em sua vida religiosa." <---->BUSCA CATÓLICA fale conoscoe-mail adicione nosso site aos seus favoritos >coloque nosso site como sua página inicial
Seja bem vindo, bem
Histórico
A Voz do Pastor
Paróquias
Comissões Pastorais
Movimentos
Institutos Religiosos
Galeria de Bispos
Galeria de Fotos
Eventos Diocesanos
Sites Católicos
Governo Diocesano
Comunidades dos
       Leigos Consagrados
Padres Diocesanos
       e Religiosos
Seminário Diocesano
Sugestões
Livro de Visitas
 


Paróquia São José do Avahy


HISTÓRICO

A freguesia São José do Avahy (Itaperuna) criada em 29 de dezembro de 1887 tinha uma capela denominada "Igrejinha de Minha Terra".
Em 1891, veio residir nesta cidade o Pe. Miguel Ângelo Cetrangulo que requereu à Câmara Municipal fossem doados ao patrimônio da Igreja, vinte metros de terreno de cada lado da mesma, a fim de ser a Vila elevada à categoria de Freguesia Eclesiástica. Solicitação esta aprovada pela Casa.
Consta dos Livros de batizados que desde 1912 tivemos nosso primeiro Vigário, Pe. Carlos Abreu que aqui residiu de 27/10/1912 a 08/12/1914.
Em 18/12/1926 nossa Capela foi elevada à Igreja Matriz. Com o passar do tempo nossa Igrejinha já ficava pequena para a comunidade, e os padres que por aqui passaram, junto com os fiéis, deram início a uma Igreja maior, construção esta que era feita por fora, sem desmanchar a primeira.

Em 1947 chegou à cidade o Pároco engenheiro - Pe. Humberto - e junto com a comunidade, através de quermesses, bingos, leilões e até do concurso "A mais linda boneca de Itaperuna" (entre as meninas de 2 a 8 anos), que a obra tomou impulso e a Matriz São José do Avahy foi construída, já naquela época, com o altar de frente para os fiéis, o que não era costume.
A imagem de São José foi trazida para nossa Matriz no dia 10 de dezembro de 1955.
A Bênção Solene da nova Matriz foi dada pelo então Bispo Dom Antônio de Castro Mayer em 1º de maio de 1959.
As festas do Padroeiro também eram muito concorridas, com grandes programações e sempre comemoradas no dia 1º de maio que dava início ao mês de Maria com Ladainhas e Coroações de Nossa Senhora por um enorme cortejo de anjos.
A História nos mostra que até hoje nossa Paróquia tem a graça de receber párocos dedicados que conduzem os fiéis cada vez mais para o caminho do Reino, levando a todos o amor de Cristo Jesus.


CAPELAS PAROQUIAIS

CAPELA SÃO PEDRO
Rua Amadeu Tinoco de Lacerda, nº 411 – Centro – Itaperuna RJ

CAPELA SÃO TARCÍSIO
Rua São Vicente de Paula, nº 68 – Castelo – Itaperuna RJ


SECRETÁRIOS

* CARLA FERNANDA DA SILVEIRA
* MARCELO WILSON CERIATTI BRAGA
* WALLACE DE SOUZA BARBOZA




© Copyright 2002 - ItaperunaOnline.com.br