“O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...” (Salmo 22) BUSCA CATÓLICA fale conoscoe-mail
Seja bem vindo,
Histórico
A Voz do Pastor
Paróquias
Comentários
       Homiléticos
Comissões Pastorais
Movimentos
Institutos Religiosos
Galeria de Bispos
Galeria de Fotos
Espaço Liturgia
Eventos Diocesanos
Sites Católicos
Governo Diocesano
Comunidades dos
       Leigos Consagrados
Padres Diocesanos
       e Religiosos
Seminário Diocesano
Sugestões
Livro de Visitas


Por que e para que o rito? Sobre a importância da Ritualidade
14/08/2017
Filhos da cultura do ocidente, experimentamos certa desconfiança dos ritos. O racionalismo, que marcou nossa educação desde o século XVII, criou a falsa verdade de que tudo pode ser dominado e conhecido apenas pela via do intelecto. Aquilo (...)

Orientações Pastorais da CNBB sobre o acesso das pessoas celíacas à Comunhão Eucarística
16/07/2017

A doença celíaca é uma condição autoimune, desencadeada pelo consumo do glúten presente no trigo, na aveia, na cevada, no centeio e em todos os derivados destes cereais. Ela pode se manifestar em qualquer fase d (...)



CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
14/07/2017

Prot. N. 320/17
Carta-circular aos Bispos
sobre o pão e o vinho para a Eucaristia

1. A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, por determinação do Santo Padre Francisco, (...)



Centenário das Aparições de Fátima 1917-2017
01/05/2017
Amados irmãos(a), uma alegria celebrar o Centenário das Aparições Fátima aos três pastorzinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco no dia 13 de maio de 2017. Momento de muita alegria por uma data tão significativa para a (...)

TRÊS REFLEXÕES PARA A CONVERSÃO PESSOAL, PASTORAL E ECOLÓGICA
25/04/2017
1. A VOLTA DA UNIDADE COM DEUS E COM A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA

O afastamento de Deus, a falta de oração, a vaidade, a confiança demasiada nas próprias forças e capacidades, a frieza e indiferenç (...)



MAIS UM ACÓLITO OFICIAL PARA A IGREJA!
30/03/2017
Padre Francisco de Assis Soares Cravo
(Diocese de Campos –RJ)

A Sociedade de Vida Apóstólica, Instituto Milicia de Cristo, situada em Vitória, no Estado do Espírito Santo está em festa porque o Seminarista e Postul (...)


“Celebrar Bem”, de Frei Alberto Beckhäuser
30/03/2017
Os livros de Frei Alberto Beckhäuser sobre a Sagrada Liturgia nascem da prática litúrgica, do ensino da Liturgia e de sua observação sobre a maneira das comunidades eclesiais celebrarem. Celebrar bem nasceu da caminhada da reforma e r (...)

PÁSCOA: "PORQUE ELE VIVE EU POSSO CRER NO AMANHÃ.."
28/03/2017
Frei Rodrigo da Silva Santos, ofm

Ressurreição! É Páscoa do Senhor! Tudo recebe novo sentido, a luz da manhã deste novo mundo se lança sobre as trevas da dúvida, do medo, dos limites de nos (...)


Páscoa: feriadão ou grande semana?
28/03/2017
Por Dr. Frei Antônio Moser, OFM
As chamadas da mídia não deixam dúvidas: Para muitos Páscoa virou sinônimo de “feriadão”, por excelência. Ao lado de outros feriadões resultant (...)


Por que se beija o altar?
07/03/2017

Pe. Márcio Pimentel
Liturgista
Arquidiocese de Belo Honrizonte (MG)

Beija-se o Altar, porque Ele é Cristo, lugar onde Deus mesmo se oferece a nós. Beija-se a Mesa do Banquete, porque é nela (...)



Por que se faz procissão na Missa?
07/03/2017
A Procissão de Entrada, então, é simbólica também porque, embora nem sempre dela participemos diretamente, estamos presentes nos passos de nossos ministros.

Na celebração eucar&i (...)



“Comunicação litúrgica”
09/02/2017
Frei Alberto Beckhäuser
Para se compreender o que é a comunicação litúrgica importa penetrar na noção de comunicação. O que é comunicação? Não é mera i (...)


Três hábitos estranhos na celebração eucarística
09/02/2017
Frei Alberto Beckhäuser
Estamos verificando alguns hábitos ou costumes na Liturgia da Missa que são difíceis de superar; alguns restaram como cacoetes do passado. É difícil tirar cacoetes.
1. O hábito (...)


Por que a gente se reúne para rezar?
09/02/2017
Pe. Márcio Pimentel
Liturgista
Arquidiocese de Belo Horizonte
Quando a Igreja Católica reformou a sua Liturgia, a primeira instrução que aparecia no Missal dizia: “quando o povo estiver reunido...”. Esta observ (...)


Epifania, manifestação de anti-realeza de Jesus
10/01/2017
No nascimento e na morte de Jesus ressoa para Ele o mesmo título, “Rei dos judeus”. No nascimento – texto que a liturgia deste domingo da Epifania nos propõe – dizem-no os magos e repetem-no os escribas e o rei Herodes; na morte (...)

Sagração ou ordenação episcopal?
02/01/2017

Frei Alberto Beckhäuser, OFM

Esta nota vem a propósito da eleição de confrades para o Episcopado e consequente celebração do sacramento da Ordem, a Ordenação. Ordenaç&atil (...)



Celebrar o Natal entre a saudade e a esperança
26/12/2016
Ao longo da preparação do Advento, a comunidade cristã foi despertada para o duplo aspecto da vinda do Senhor: o advento escatológico[1], que a preparou para a vinda gloriosa e futura e o advento histórico, que a preparou para a sua (...)

DECRETO SOBRE CELEBRAÇÃO MATRIMONIAL EM IGREJAS
16/12/2016

PDF Clique aqui para fazer o download do ar (...)



O Natal como sacramento da regeneração
13/12/2016
A Natividade do Senhor faz-se, então, festa da Luz, porque o Sol nascente vence a noite e assim, a humanidade inteira pode alegrar-se pelo raiar do Dia Eterno

Seria necessário aqui relembrar que o Natal do Senhor não &ea (...)



Futuros Diáconos Permanentes recebem ministério de Acólito
06/12/2016

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz instituiu no Ministério de Acólito os novos Diáconos Permanentes da Diocese de Campos. A instituição foi no Domingo (4) na missa celebrada as 10h na Catedral Basílica Menor do Santíssim (...)



Espiritualidade do Tempo do Advento
29/11/2016
Os dois grandes acontecimentos fundadores da fé cristã, a Encarnação do Verbo e a Morte e Ressurreição do Filho Amado, dada sua importância para a espiritualidade, isto é, para a vida cristã, são cu (...)

O verdadeiro sentido do Natal
23/11/2016
O Natal é uma festa que ultrapassou os limites da cristandade. O conhecido “espírito natalino” toma conta do mundo inteiro nos últimos dias de cada ano. Chineses e africanos, canadenses e russos, europeus e asiáticos, gente de (...)

Cristo, plenitude da Palavra
23/11/2016
Sobre a Mesa, o Verbo

Aos Domingos e também nas festas e solenidades, o Livro dos Evangelhos (Evangeliário) costuma ser levado na Procissão de Entrada e elevado pelas mãos de um diácono ou lei (...)



Celebrar a misericórdia
17/11/2016
Entre os dias 17 a 21 de outubro, realizou-se em São Paulo a 30ª Semana Nacional de Liturgia. Na ocasião, membros da Pastoral Litúrgica de todo o país estudaram o tema: O rosto da misericórdia de Deus na Liturgia. Com base nest (...)

COROA DE ADVENTO
17/11/2016
Frei Alberto Beckhäuser, OFM

Coroa de Advento! Seu uso se encontra, hoje, quase por toda parte: nas famílias, em grupos de fé cristã e em igrejas. A Coroa de Advento tem cerca de um século e meio de existê (...)



Celebrar a misericórdia
28/10/2016
Pe. Márcio Pimentel
Liturgista

Entre os dias 17 a 21 de outubro, realizou-se em São Paulo a 30ª Semana Nacional de Liturgia. Na ocasião, membros da Pastoral Litúrgica de todo o país estudaram o tema: O rosto d (...)


Instrução Ad resurgendum cum Christo a propósito da sepultura dos defuntos e da conservação das cinzas da cremação
27/10/2016

1. Para ressuscitar com Cristo, é necessário morrer com Cristo, isto é, “exilarmo-nos do corpo para irmos habitar junto do Senhor” (2Cor 5, 8). Com a Instrução Piam et constantem, de 5 de Julho de 1963, o então cham (...)



Uma nova compreensão sobre a liturgia
24/10/2016
A Liturgia é Cristo. Sua vida, sua pessoa e sua palavra podem ser contempladas e vividas mediante os ritos da Igreja

A Constituição Sacrosanctum Concilium (SC), carta magna da Liturgia de rito romano, foi promulgada em 4 de (...)



“Comunicação litúrgica”, novo texto de Frei Alberto
26/09/2016
Frei Alberto Beckhäuser

Para se compreender o que é a comunicação litúrgica importa penetrar na noção de comunicação. O que é comunicação? Não é m (...)


A finalidade da Liturgia
21/09/2016

“A comunhão nos dá em substância todo os estados da vida de Jesus, com suas propriedades, seu espírito peculiar, seus méritos, suas virtudes"

Parece-me que, nem sempre, as celebrações da (...)



LITURGIA
15/09/2016
Os gestos e as posições do corpo

Dando continuidade aos artigos de formação litúrgica, neste texto vamos falar das posições do corpo na liturgia, enfocando em especial a Missa, com todo o s (...)


A Liturgia como realização da escatologia: a era messiânica hoje
15/09/2016
No artigo anterior, dizíamos que as comunidades cristãs das origens compartilhavam da compreensão de estarem mergulhadas nos últimos tempos. A era messiânica havia sido inaugurada em Jesus de Nazaré. O Governo de Deus, seu Rei (...)

O Silencio sagrado
14/09/2016
“No culto o homem todo procura entrar em comunhão com Deus. A Liturgia é um acontecer de realidades sagradas e ocultas em forma terrena.”

A fala é sem duvida, o meio mais importante e comum de o homem se com (...)



O Messias e o Mundo que há de vir: a Liturgia como participação nos tempos finais
02/09/2016

Uma das dificuldades para o povo judeu na compreensão de que Jesus seja, de fato, o Messias esperado reside no “mundo que há de vir”, um tempo marcado pelo Shalom bíblico, que se realizou. A presença do Messias se justifica exata (...)


 

 

 

 

 

 

 

© Copyright 2002/2016 - ItaperunaOnline.com.br