“O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...” (Salmo 22) BUSCA CATÓLICA fale conoscoe-mail
Seja bem vindo,
Histórico
A Voz do Pastor
Paróquias
Comissões Pastorais
Movimentos
Institutos Religiosos
Galeria de Bispos
Galeria de Fotos
Eventos Diocesanos
Sites Católicos
Governo Diocesano
Comunidades dos
       Leigos Consagrados
Padres Diocesanos
       e Religiosos
Seminário Diocesano
Sugestões
Livro de Visitas


Refugiados e discurso do ódio
25/06/2017
A lei de migração e a vinda de um grupo numeroso de muçulmanos para o Brasil tem concitado reações destemperadas e raivosas. O dia dos refugiados, que se comemora no dia 20 de junho, sempre foi uma memória da importânc (...)

João Batista, a alegria de anunciar os caminhos do Senhor
24/06/2017
A solenidade do nascimento de São João Batista configura o epicentro e o ápice das festas juninas. É, com Maria Santíssima, um dos Santos que celebram o natalício no Ano Litúrgico. Isto se explica porque coube a S&ati (...)

Não só de beijos que se prova o amor
13/06/2017

Com este slogan que motiva a instituição do dia dos namorados no Brasil, por iniciativa do publicitário chamado João Dória, em 1940, foi comemorado pela primeira vez com a intenção de aquecer as vendas comerciais que de (...)



Com Maria ofereçamos o Pão da Vida e da fraternidade
13/06/2017

Na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, celebramos a Solenidade de Corpus Christi que, instituída pelo Papa Urbano IV, em 1274, pela Bula Transiturus Deus, homenageia a presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacram (...)



Reconhecer a voz de Deus na linguagem da Criação (GS. Nº 36)
06/06/2017

Pela Resolução nº 2994, de 14 /01/1999, a ONU instituiu o Dia Mundial da Ecologia e o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser celebrado no dia 05 de junho, data da Conferência de Estocolmo, realizada em 1972. O termo técnico Meio Ambiente a (...)



Trindade Santa: Comunhão divina, solidariedade humana
06/06/2017
Ao celebrar a Festa da Santíssima Trindade, longe de ficar restritos a um tema da dogmática e da teologia especulativa, nos convida a saborear o mistério do Deus Triuno. Passar de um Deus solitário e patriarcal a um Deus solidário e amoroso. Um Deus que se r (...)

Vinde Sopro de Deus derramar o fogo do vosso amor!
01/06/2017
O tempo Pascal culmina na Solenidade de Pentecostes, a grandiosa efusão e derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja e a humanidade. Ele vem recordar e ensinar o que Jesus comunicou e vivenciou, mantendo sua memória viva e impulsionando a Igre (...)

Reconciliação: é o amor de Cristo que nos impele (2 Cor. 5,14)
31/05/2017

O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que se celebra antes da Solenidade de Pentecostes, trás um forte apelo à reconciliação e ao perdão. O texto de preparação conjunta Católic (...)



"Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo"
25/05/2017
Com o tema: "Não tenhais medo, que Eu estou contigo" (Is. 43,5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo; o Papa Francisco apresentou a sua mensagem para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Inicia com uma comparaç& (...)

Da fragmentação e da crise a um projeto nacional e popular
25/05/2017

A crise político-institucional que estamos vivendo é, por certo, uma crise ética e republicana, mas toca algo que perdemos: um projeto de nação a serviço do povo. Quando um país carece de projeto, esvai-se em interesse (...)



Uma comunidade acolhedora e missionária
18/05/2017

O sexto domingo da Páscoa nos trás a promessa do Pai, a plena efusão do Espírito Santo. O Espírito da Verdade soprará sobre a comunidade derramando seu amor, tornando-a profética, misericordiosa e missionária, se (...)



Convênio entre a Arquidiocese de Porto Velho e a Diocese de Campos
17/05/2017
No dia 02 de maio, na cidade de Aparecida, no transcurso da 55ª Assembléia Geral da CNBB, foi assinado um Convênio de colaboração missionária entre a Arquidiocese de Porto Velho e a Diocese de Campos. Os respectivos responsáveis pelas duas Igrejas Particulares, D (...)

Mães, mestras e artesãs do cuidado e da paz
12/05/2017
Documento sem título
Quando, em 1907, Anna Jarvis, em Filadélfia, quis, de acordo com (...)

Francisco e Jacinta, santos e mensageiros da esperança e da paz
11/05/2017
Ao cumprir-se o primeiro centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima, temos a alegria e o júbilo de ver elevados aos altares duas crianças que foram, junto a Irmã Lúcia, os pastorinhos videntes e testemunhas. O 13º Dia, como foi denominado esta aparição (...)

A coragem de testemunhar a paz e a misericórdia de Cristo
03/05/2017

Nestes últimos dias de abril o Papa Francisco visitou o Egito onde, há pouco tempo, foram mortos, por um atentado à bomba, 44 irmãos cristãos coptos que estavam em suas Igrejas. Houve muita apreensão com esta viagem peregrina do Papa e os consultores de segurança (...)



Entrar pela Porta de ternura e liberdade
03/05/2017

O quarto Domingo da Páscoa nos convida a contemplar a bela e fascinante figura do Bom Pastor que ama, conhece e dá a vida às suas ovelhas. Num mundo de anonimatos e relações virtuais é muito consolador experimentar o amor de alguém que se importa conosco e sai ao n (...)



Espiritualidade para ressuscitados
25/04/2017

O tempo Pascal desenvolve em nós um novo olhar, uma experiência de plenitude e a mística do encantamento com as pessoas, a criação e todos os seres. Viver como ressuscitados se expressa numa espiritualidade transbordante que em tudo respira a experiência do Cristo (...)



Por uma cultura do trabalho decente, justa e solidária
25/04/2017
Ao celebrarmos o dia dos trabalhadores evocando a luta heróica pela jornada das 8 horas acontecida em Chicago, no 1º de maio de 1886 , quando por um atentado simulado, a justiça executou 4 operários condenados sem o devido processo legal; nos deparamos que conquistas (...)

Um caminho a ser percorrido
25/04/2017

O tema central da 55ª Assembléia Geral da CNBB, escolhido para este ano, foi: "Iniciação à vida cristã; um processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo". No capítulo I, do documento de trabalho, se faz uma retomada de um texto que foi trabalhado no (...)



Tiradentes: o amor cívico e a integridade de um patriota
18/04/2017

No dia 21 de abril de 1792, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, seu antigo ofício, foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro. Em 1890, este dia foi considerado feriado por decreto real, e pela lei nº 4897, de 9/12/1965, foi pro (...)



A Criação inteira está impregnada de paz e de amor!
13/04/2017

Jesus Ressuscitou e este acontecimento densamente real e verídico muda a história da humanidade. O amanhecer da Páscoa não foi somente um dia mais luminoso, mas ofuscante da irradiação amorosa do Senhor Ressuscitado, o Sol da Justiça. Podemos sair, como fazem os ca (...)



A Santa Cruz, sinal do homem e da criação redimidas
12/04/2017
Na Sexta-feira Santa a Igreja celebra a paixão e morte redentora do Senhor, na escuta fiel à sua Palavra e na esperança certa da ressurreição. Neste dia, fica claro que a morte anunciada e profetizada do justo inocente faz parte do mistério da salvação e brilha c (...)

Os ramos da vida e da esperança
07/04/2017
Neste domingo, acompanhamos Jesus na sua entrada festiva em Jerusalém, acontecimento que é o pórtico da Semana Santa. Ele foi ovacionado e aclamado como Messias, Filho de Davi, pelo povo, pelos jovens e crianças da cidade da paz. Como símbolo dessa adesão, levava (...)

A ruptura do pacto entre as gerações e a privatização do futuro
04/04/2017
Para o ecomista Frederico Melo, do Dieese, a proposta da reforma previdenciária rompe um pacto entre as gerações, pois leva ao desencorajamento das contribuições dos jovens que se questionam o sentido de trabalhar durante 49 anos para ter uma aposentadoria integr (...)

A humanização hospitalar e o direito à assistência religiosa
28/03/2017

Frei Píer Luigi Marchesi, superior geral dos conhecidos Farebenefratelli (religiosos que cuidam de doentes), preocupado com a situação impessoal e por vezes degradante dos pacientes nos grandes hospitais urbanos, publicou um livro denominado "Humanização, história (...)



Ressuscitar os Lázaros de hoje!
28/03/2017

O quinto domingo da Quaresma nos tras o último dos sinais de São João evangelista: o milagre da ressurreição de Lázaro, o amigo de Jesus. Nesta caminhada rumo à Páscoa somos também instigados pelo profeta Ezequiel para anunciar a restauração plena da vida do povo, (...)



Jejuar, ato de amor para com Deus e a Criação
24/03/2017

Na quaresma, um dos exercícios que nos convida a uma conversão e penitência autêntica é a prática do jejum que merece ser sempre descoberta. No jejum imitamos a Cristo que no Monte das Tentações se submeteu em obediência filial a este meio espiritual que visa apri (...)



O Dia Mundial das Florestas e da Água
23/03/2017

É importante neste ano, em que a Igreja que caminha no Brasil se empenha em refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade, os biomas brasileiros e a defesa da vida, dar eco e ressonância ao dia mundial das florestas e da água celebrados respectivamente nos dias 21 (...)



Fátima: Mensagem de esperança, misericórdia e paz, para o mundo de hoje
17/03/2017

Paul Claudel, o famoso escritor francês, definia a importância de Fátima numa frase lapidar: "Fátima é o maior acontecimento religioso da primeira metade do século XX, uma explosão transbordante do sobrenatural neste mundo prisioneiro do materialismo". À distância (...)



São José: Modelo de cuidado e de ternura paternal
17/03/2017

Na quaresma, tempo de renovação e luta espiritual em que mergulhamos no essencial da vida cristã, nos deparamos com a figura exemplar de São José, o Custódio nutrício e paternal do Redentor. Neste tempo em que esquecemos muitas vezes da interioridade e do serviço (...)



O Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz
07/03/2017

Com este título mais longo e preciso a Assembléia Geral da ONU aprovou o dia internacional da mulher em 8 de março de 1977. Sempre são citadas duas fontes para a origem desta data: a de 1857 em Nova York, quando 129 operárias morreram carbonizadas depois de ter sido (...)



Transfiguração: a oração que transforma e liberta
07/03/2017

O segundo domingo da Quaresma têm parada obrigatória no monte Tabor, onde Jesus nos convida como a Pedro, Tiago e João a fazermos com Ele uma experiência mística transformante. A contemplação por antecipado da face radiante e transfigurada de Jesus, a voz inequívoca (...)



Convertei-vos, cultivai e cuidai da Criação!
06/03/2017

Iniciamos a quaresma com a celebração da Quarta- feira de Cinzas, entrando neste tempo de graça que visa a renovação total da nossa vida cristã, um grande retiro para preparar a Páscoa. Neste ano acompanhamos o evangelista São Mateus que nos propõe a adesão convic (...)



Vencer com Cristo a tentação de dominar as pessoas e a mercantilizar a vida
06/03/2017

O primeiro domingo Quaresma nos leva ao cenário do monte das tentações onde Jesus nos ensina a vencer na obediência ao Pai e a sua Palavra o projeto de dominação e poder que destrói a humanidade e a Criação. O querer colocar-se em lugar de Deus, desconsiderando a (...)



Carnaval, a alegria simples e entusiasta dos pequenos
06/03/2017
Todas as culturas humanas tem necessidade de espaços de festa, de alegria incontida e renovadas para resgatar o que Harvey Cox chamava de homem festivus ou lúdico (que brinca). Há algo digno de resgate, a capacidade de deslumbrar-se e imaginar da criança, a fantasia (...)

A Cátedra do Pescador a serviço dos pobres e pequenos
21/02/2017
No dia 22 de fevereiro celebramos a festa da Cátedra de Pedro, liturgia ligada à função de ensinar do Papa, enraizada tradicionalmente a uma cadeira antiga encontrada onde São Pedro presidia a eucaristia. Sempre foi considerada um serviço, em favor da unidade da (...)

Paz no Trânsito, uma questão ética e espiritual
16/02/2017

Gostaria para iniciar esta reflexão sobre o dia da Paz no Trânsito, de trazer para consideração esta colocação do sociólogo Roberto Damatta: "a cada mil kilometros morrem anualmente, 213 pessoas no Brasil e apenas três no Canadá. As rodovias nacionais matam de (...)




15/02/2017

Este ano o dia mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas lembrou os pequeninos que são vendidos como mercadorias para os mais ignóbeis fins. A coordenação do Dia Mundial de Oração é assumida pela rede mundial da vida consagrada Talitha Kum, que se mo (...)



Porque cultivar e assumir o Diálogo Interreligioso?
09/02/2017

Em1970 na Conferência Mundial das Religiões em favor da Paz, realizado em Kioto no Japão, se afirmava no preâmbulo da sua Declaração final: "Os elementos que unem as religiões são mais importantes do que aqueles que as separam". Quais seriam alguns desses elemento (...)



Maria, a maior educadora da História
09/02/2017

Com este título, o conhecido escritor o Dr Augusto Cury, com uma visão articulada da Psicologia, Psiquiatria e Pedagogia apresenta a mulher mais famosa e desconhecida da História. Certamente o nome da obra é instigante e inusual, fazendo-nos descobrir a inteligência (...)




06/02/2017
Com esta frase do Magnificat o hino de Maria, o Papa Francisco apresenta a sua mensagem para a XXV Jornada Mundial do Doente, a ser celebrada no Santuário de Lourdes na França, no 11 de fevereiro do presente ano. Esta exclamação jubilosa do Cântico de Nossa Senhora (...)

Reconhecer e aclamar a Luz das Nações
06/02/2017
A Festa da Apresentação do Senhor do Templo é um mistério epifânico que se vincula ao tempo natalino que anuncia e manifesta a chegada do Salvador. Sendo uma celebração centrada em Cristo como Luz das Nações como o velho Simeão o intitula e reconhece, não deixa d (...)

Aposentados, esperando por dias mais felizes
26/01/2017

Ao recordarmos o Dia Nacional do Aposentado e Dia da Previdência Social, que comemoramos no dia 24 de janeiro, é importante reconhecermos a nobre e justa causa dos aposentados, categoria que tem sofrido o arrocho e esvaziamento das suas conquistas. O aposentado está l (...)




26/01/2017

Com esta frase de um poema do escritor Antônio Machado , espanhol falecido no México como exilado, queremos refletir sobre a importância do ato de caminhar. Adriano Labucci diz que o caminhar implica num triplo movimento: não nos apressar, acolher o mundo e não no (...)



Dia mundial do diálogo e a tolerância entre as religiões
19/01/2017

No mês de janeiro comemoramos duas datas significativas para o entendimento e respeito entre as religiões. O dia 7 de janeiro lembra o projeto do deputado federal Jorge Amado apresentado na Assembleia Constituinte de 1946, do que tornou-se a Lei da liberdade de Cultos. (...)



São Sebastião: mártir fiel a não violência compassiva do Reino.
17/01/2017
Na perseguição terrível do Imperador Dioclesiano pelo ódio e sanha contra os cristãos, destacou-se a figura emblemática de São Sebastião. Membro do corpo de elite da guarda imperial, aproveitava sua influência para visitar e consolar os irmãos(ãs) presos pela fé. (...)

Santo Amaro: caminho de Cruz, de compaixão e de paz
12/01/2017
A festa de Santo Amaro na baixada campista está associada singularmente ao caminho de 39 km, que sai da Catedral Santíssimo Salvador até a Igreja Santuário de Santo Amaro. Esta pereginacão de fé quer de certa forma reproduzir o Caminho de Santo Amaro no ano de 54 (...)

As cadeias da degradação humana
11/01/2017

Já não é nenhuma novidade que a realidade prisional do país é uma verdadeira afronta à humanidade, e as massacres acontecidas fazem pensar no título de uma obra literária: "Crônica de uma morte anunciada". O triste é que foram muitas mortes, e ficou escancarado o (...)



Chamados para o banquete e a aliança das civilizações
02/01/2017

A Solenidade da Epifania leva a plenitude o mistério natalino porque revela o Menino Deus as Nações conclamando-as para a unidade e salvação. A figura dos magos de Oriente conhecidos por Reis pela religiosidade popular é emblemática, pois, assinala a busca das cult (...)



A Igreja a serviço do Desenvolvimento Humano Integral
02/01/2017

Na mensagem para o 50º Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco anunciou o nascimento de um novo Dicasterio da Cúria Romana: "Para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral". Terá como finalidades expressas a "promoção dos bens incomensuráveis da justiça, da paz, e (...)



A não violência: estilo de uma política para a paz
02/01/2017

Na sua mensagem para a celebração do 50º Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco discorre e reflete sobre a não violência. Considera-a um estilo de política para a paz, isto é, a partir da paz e da caridade expressas nesta atitude de desarmamento espiritual e mansidão, (...)



A família que caminha com Jesus
28/12/2016

Na oitava de Natal celebramos a festa da Sagrada Família, contemplando o conjunto que rodeia ao Menino Deus em razão da sua encarnação. Deus quis nascer num lar, e o primeiro lugar que Ele santificou e restaurou foi a família. Para salvar a pessoa humana Jesus tinha qu (...)



Natal: A alegria de renascer e começar de novo com Jesus
22/12/2016
Natal celebra a vinda de Jesus que nasce entre nós, significando também o dom da filiação divina para todas as pessoas humanas. Nesta festa renovamos a confiança na vida, a esperança de alcançar nossos sonhos e a possibilidade de começar de novo. De curar as raíz (...)

A Estrela que sorri para os pobres
22/12/2016
Documento sem título

Colocada no topo da árvore de Natal ou acima do presépio a Estrel (...)



Maria, a Mãe da Alegria e da Esperança
14/12/2016

O quarto domingo do Advento é iluminado pela presença maternal de Maria, que dá um tom de esperança alegre e cativante pela proximidade do nascimento de Jesus. O Deus conosco, Emanuel na profecia bíblica nasceria de uma virgem, para indicar um novo começo, uma obra (...)



O advento e a paz com todas as criaturas
13/12/2016

Ao montarmos o presépio natalino seguindo a inspiração de São Francisco, na cidade de Greccio, nos deparamos com muitos animais presentes em torno ao Deus Menino. O estábulo e a manjedoura são o espaço e habitat destas criaturas que aliás foram as únicas que receb (...)



Uma tradição natalina de paternidade bondosa e compassiva
13/12/2016

No dia 06 de dezembro celebramos a memória de São Nicolau, Bispo de Mira, atual Demble Marítima na Turquia. Chamado de Santa Klaus pelos alemães e venerado por ícones muito populares na Rússia, este velhinho simpático tem despertado a inocência e imaginação das cri (...)



A alegria e o gozo de ser pessoa
13/12/2016

No meio do advento há uma data que é um marco importante para a humanidade, trata-se do dia internacional dos Direitos Humanos, que comemora a Declaração de São Francisco de 1948 após o genocídio da segunda guerra mundial. Quando no terceiro domingo da preparação n (...)



Uma tradição natalina de paternidade bondosa e compassiva
09/12/2016

No dia 06 de dezembro celebramos a memória de São Nicolau, Bispo de Mira, atual Demble Marítima na Turquia. Chamado de Santa Klaus pelos alemães e venerado por ícones muito populares na Rússia, este velhinho simpático tem despertado a inocência e imaginação das cri (...)



A alegria e o gozo de ser pessoa
09/12/2016

No meio do advento há uma data que é um marco importante para a humanidade, trata-se do dia internacional dos Direitos Humanos, que comemora a Declaração de São Francisco de 1948 após o genocídio da segunda guerra mundial. Quando no terceiro domingo da preparação n (...)



A alegria de mudar e abrir novos caminhos
01/12/2016

São João Batista é o batedor de novos caminhos, neste domingo nos convida a fazer a experiência da conversão do tempo de advento. Conversão ao sonho de Deus, às possibilidades de viver plenamente a aliança, à reviravolta da justiça, da simplicidade e do amor aos p (...)



Dia mundial contra a pena de morte
29/11/2016

Nos inícios do tempo do Advento vale a pena comemorar o dia mundial contra a pena de morte, que se celebra no dia 30 de novembro.. A profecia generosa de Isaías, que configura o sonho de Deus, apresenta a conversão das armas em arados e das lanças em foices para o (...)



Caminhar na esperança que vence o cansaço e o medo
24/11/2016

Entramos uma vez mais no advento, tempo para recriar a esperança e os sonhos mais plenamente humanos e cristãos, ancorados na grandiosa utopia do Reino. Às vezes o futuro parece esvairze de nossas mãos e a crise nos assusta e intimida. No entanto este é justamente o t (...)



O dia mundial do doador
23/11/2016

Contrastando com a tendência ao consumismo e a adquirir coisas que não precisamos, a sociedade civil instituiu o dia mundial do doador a ser celebrado no 29 de novembro. Nesta data somos convidados a fazermos doações a OGNs, Asssociações filantrópicas, comunidades, Igrejas, hospi (...)



Permanecer na misericórdia fiel e amorosa do Pai
17/11/2016

Neste domingo as Igrejas Particulares encerram o Jubileu da Misericórdia, com a inspiração da Palavra do Senhor de permanecer firmes neste propósito de testemunhar a compaixão e a ternura do Pai. Assim como a misericórdia do Senhor é eterna e se derrama copiosamen (...)



A política do medo e do ressentimento vence as eleições
17/11/2016

A vitória de Donald Trump nas eleições americanas foi surprendente e colocou o mundo na incerteza e perplexidade. O mais preocupante não é saber se ele vai concretizar as suas promessas e bandeiras de campanha, mas ter pessoas que votaram nele justamente pelo seu d (...)



Testemunhar e seguir o Rei Servidor da misericórdia do Pai
17/11/2016

Neste Domingo celebramos a solenidade de Cristo Rei, que encerra o Ano Litúrgico e na cidade de Roma o Papa Francisco conclui o Ano da Misericórdia fechando simbolicamente a Porta Santa do Jubileu. É claro que apenas finaliza este período especial, pois, todos sabemos (...)



A Família protagonista da Ecologia Integral. Papa Francisco, A.L. nº 277
09/11/2016

No capítulo VII da Encíclica Pós Sinodal Amoris Laetitia, que enfoca a educação dos filhos, no nº 277, o Papa Francisco faz uma afirmação muito inspirada sobre a família: " A família é a protagonista de uma ecologia integral, porque cons (...)



A santidade alegre e compassiva
04/11/2016

Neste domingo celebramos a grandiosa solenidade de Todos os Santos, que muito nos estimula a viver positivamente a comunhão dos Santos e a usufruir do maravilhoso intercâmbio entre os que já alcançaram a meta da inteireza da filiação divina e todos nós que buscamo (...)



Esperança e misericórdia
04/11/2016

O mês de novembro nos apresenta como motivações temáticas pastorais e teológicas a esperança na culminância do ano litúrgico, e com a celebração conclusiva do jubileu da misericórdia que acontecerá nas Igrejas Particulares, no dia 13 de novembro e em Roma, no dia (...)



O Dia Nacional da Proclamação do Evangelho
24/10/2016

Pela lei 13.246 de 13/ 01/ 2016 foi substituída a festa chamada de Samhain (fim do outono) mais conhecida como o dia das bruxas ou Halloween, como se denomina nos EEUU, pelo Dia Nacional da Proclamação do Evangelho, a ser comemorado no 31 de outubro. Nos alegra muito pois a nossa cul (...)



A oração que alcança o Coração Misericordioso de Deus
20/10/2016
Neste 30º domingo do tempo comum e dia da missão e Obras Pontifícias, o Senhor nos apresenta a parábola da oração do fariseu e do publicano. Em quanto a prece farisaica foi uma oração de resultados, de uma perfomance externa de atitudes certinhas, que queria impressi (...)

O médico, profeta e cuidador da vida
18/10/2016

Neste ano do jubileu da misericórdia, acompanhamos o Evangelista São Lucas, cuja festa celebramos no dia 18 de outubro, data que homenageia a classe médica em razão do seu padroeiro. Há numerosos textos (cf. Cl 4,14; Fm 24; 2 Tm 4,11), que o mencionam como "caro m (...)



Professores, mestres do encantamento e do sentido da vida
13/10/2016

Em razão da criação das escolas primárias no Brasil pelo Emperador Dom Pedro I, a 15 de outubro de 1827 comemoramos nesta data o dia do professor. A primeira vez que foi festejada numa pequena escola de São Paulo foi em 1947, e em 1963 se oficializou como feriado esco (...)




13/10/2016
Com o Decreto nº 10/2016 respondendo a uma decisão da 54ª Assembléia Geral da CNBB, o seu Presidente aprovou a Proclamação do Ano Mariano Nacional. Será celebrado de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017. Este evento comemorará de forma festiva e solene o (...)

Por uma sociedade que defenda e promova a vida
07/10/2016

Desde 2005, aprovada pela 43ª Assembléia Geral da CNBB, acontece de 1º a 7 de outubro a Semana Nacional da Vida, que conclui com a celebração do 8 de outubro: Dia do Nascituro. Este ano o tema proposto para a reflexão é " Vida e Sociedade " , uma vez que avança a c (...)



São Francisco, a fraternidade misericordiosa universal
05/10/2016

No dia 04 de outubro, festa de São Francisco de Assis, celebramos também o dia da ecologia, dos animais e podemos acrescentar da fraternidade universal e do cuidado com a Casa Comum. Ele viveu como poucos o seguimento à Cristo especialmente na sua humanização expr (...)




30/09/2016

Com estas palavras o Papa Francisco exortava os jovens católicos na JMJ, do Rio de Janeiro, a retomarem o protagonismo que lhes cabe na Igreja e na sociedade. Com esta mensagem encorajadora quero me referir ao laicato católico e a todos os cristãos nesta hora decisiva das eleições (...)



Lembrando a luta compassiva pela abolição do tráfico negreiro
28/09/2016

O dia 23 de setembro comemora a nobre vitória da Abolição do Comércio de escravos. Muito embora vários historiadores, explicam o fato que Inglaterra liderou a luta pela abolição do comércio de escravos pelos efeitos da revolução industrial, o certo é que custou e (...)



Disputa Municipal, eleições 2016; entre a mesmice e a esperança
21/09/2016

Estamos já na reta final das eleições municipais 2016, e podemos dizer que o processo foi curto, contaminado e com a incidência de várias distrações. Curto, pois, a micro reforma de 2015 reduziu o tempo das campanhas. Contaminado pela crise política, o impeachment e a operação (...)



A complementaridade e comunhão homem mulher na
21/09/2016
A Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia, trás relevantes contribuições para iluminar a relação homem-mulher no matrimônio face aos desafios do aumento da violência doméstica. No número 153 enfrenta com coragem a despersonalização da sexualidade que lev (...)

Setembro amarelo e o Ministério da Felicidade
15/09/2016

Chamou a atenção, que os Emirados Árabes Unidos decidiram criar o Ministério da Felicidade, nomeando uma jovem de 22 anos Odooh Bint Khalfan Al Roum, para dirigir esta autarquia. Esta medida se enquadra no movimento mundial Mais Feliz, que procura desenvolver o indica (...)



Duas datas para o Cuidado da Casa Comum
14/09/2016

O mês de setembro, que iniciou com o dia mundial de oração pelo Cuidado da Casa Comum, apresenta outras duas datas relacionadas e próximas na perspectiva da defesa da integridade do planeta. O Dia mundial de limpeza dos mares e oceanos, o Clen-up- Day no dia 15 e o Di (...)



A surprendente matemática e lógica da compaixão
08/09/2016

Quando o Cardeal Van Thuan foi preso em 1975, no Vietnã, sofrendo uma prisão muita dura, foi interpelado seriamente por seus colegas de cárcere e pelos próprios guardiães que o hostilizavam. Interrogado o porque não abandonava sua fé, que não o libertaria desta sit (...)



A misericórdia com os últimos
08/09/2016

No domingo 04 de setembro, foi canonizada a Madre Teresa de Calcutá ( 1919-1997 ), conhecida por ser a santa das "sarjetas", ou a que quis encontrar Jesus sofredor nos pobres mais pobres, os últimos e sem nenhuma proteção e importância. Ela mesma nos confessa seu p (...)



O preço de ser cristão
31/08/2016

O Evangelho deste domingo nos faz refletir no custo e ao mesmo tempo nas consequências do discipulado e seguimento de Jesus. O profeta da Igreja Confessora Luterana Dietrich Benhoefer afirmava antes de ser enforcado pelo nazismo, que muitos cristãos buscavam uma graça (...)



Celebrando o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
29/08/2016
No dia 16/08/2015 o Papa Francisco instituiu a Data mundial de oração pelo cuidado da criação a ser celebrado no 1º de setembro de todos os anos. Enviou cartas aos Cardeais Peter Kodwo Appiah Turkson do Pontifício Conselho de Justiça e Paz e Kurt Koch Presidente (...)

Dom Hélder e Dom Luciano, A Igreja dos Pobres está viva
24/08/2016

No dia 27 de agosto lembramos a partida e a páscoa de dois irmãos no Episcopado brasileiro, que sempre nos instigam e incentivam a assumir com mais firmeza e entrega a opção pelos pobres. Em 1999 falecia Dom Hélder, um verdadeiro dom para nossa Igreja, profeta dos (...)



O Banquete da Misericórdia inclui a todos na fartura e na partilha
24/08/2016

Neste Domingo dedicado a vocação e missão dos catequistas nas nossas comunidades, Jesus o Mestre Divino, nos apresenta na parábola do banquete, a comensalidade misericordiosa do Reino, que é inclusiva e igualitária. A partir de um jantar onde fora convidado Jesus (...)



Onde morar? A hospitalidade misericordiosa
19/08/2016

No dia 21 de agosto a sociedade civil comemora o Dia mundial da habitação. A casa ou habitat é para os seres humanos e certas espécies de animais, morada, proteção e repouso. Nossos antepassados, milhares de anos atrás usavam de cavernas, grutas, mais adiante se s (...)



Lições de vida nas Olimpíadas
17/08/2016

O propósito original das Olimpíadas gregas era a confraternização e a vivência da paidéia, isto é, o conjunto de valores e atitudes que configuravam o estilo de pessoa a ser formado pela aquela cultura. Por esta razão não importavam tanto os resultados imediatos da (...)



A família promotora de misericórdia na sociedade
11/08/2016

De 14 a 21 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Família com o tema: "Misericórdia na família, dom e missão". De veras a família é dom chamado a vivenciar e a nutrir-se constantemente do amor divino derramado profusamente nesta instituição amada e querida por Deus desde o in (...)



Pais: a ternura e a firmeza da misericórdia
11/08/2016

Ao comemorarmos no mês vocacional de agosto a insubstituível e preciosa missão dos pais para a Igreja e a sociedade, gostaríamos de partilhar algumas reflexões na linha do encorajamento e da animação deste grandioso dom da paternidade. Espelhando a misericórdia do Pai, os progeni (...)



A misericórdia com as criaturas
03/08/2016

O ano jubilar da misericórdia deve inspirar nossos corações para a acolhida terna e amorosa das criaturas que o Bom Pai nos entregou para nosso regozijo e cuidado. Uma conhecida tela pictórica do famoso Bartolomé Esteban Murilo (1617-1682), do barroco espanhol do sécul (...)



Transfigurados pela ternura e misericórdia do Senhor
02/08/2016
A Solenidade da Transfiguração do Senhor antecipa de maneira espiritual e celebrativa o Mistério Pascal. É sem duvida uma festa iluminativa a respeito da identidade de Cristo, pois nos revela sua principalidade e importância com os testemunhos de Elias e Moisés. (...)

Cracóvia 2016: a JMJ de São João Paulo II ao Papa Francisco
27/07/2016

Iniciou-se no dia 25 de julho a 31ª edição da JMJ em Cracóvia, por segunda vez na Polônia, um país de alta concentração católica, com uma história sofrida no leste europeu. Duas marcas vão perpassar este evento, a lembrança viva de São João Paulo II e o ano jubilar (...)



Olimpíadas 2016: Citius, Altius, Fortius, (Divisa da Olimpiada de Antuérpia)
27/07/2016

Iniciam as Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro, nos ocuparão praticamente todo o mês de agosto. Que significado elas têm para nós? Que e quem está detrás dos jogos e o que está em jogo? A Igreja Católica especialmente a partir de Pio XII viu com simpatia a propo (...)



A oração do Reino
21/07/2016

Neste domingo Jesus ensina o Pai Nosso aos apóstolos, que tinham pedido ser iniciados na arte de rezar. Cristo responde com a oração que tem sido considerada modelo e matriz da prece cristã, a oração dominical (do Senhor) por excelência. No entanto ela é mais que uma prece verbal, (...)



A testemunha e anunciadora da resurreição
19/07/2016
No dia 22 de julho celebramos a Festa de Santa Maria Madalena, uma das mulheres que acompanhou sempre a Jesus e foi a testemunha e anunciadora da resurreição. Nela se verifica de uma forma límpida a passagem à fé Pascal. O amor que sentia pelo seu mestre a levou (...)

Misericórdia e solidariedade na doença
12/07/2016
No dia 14 de julho celebra-se a memória de São Camilo, o dia nacional do enfermo, e em muitas dioceses o dia do agente da pastoral da saúde. São Camilo foi como Paulo alcançado pela misericórdia divina quando experimentou os limites e fragilidades da doença. Esta (...)

A XV Romaria Estadual da Terra e das Águas em Campos
12/07/2016

No dia 24 de julho de 2016, acontecerá na cidade de Campos, a XV Romaria Estadual da Terra e da Água. Com o lema "No clamor da terra das águas feridas brotam clamores de justiça", será celebrada pela primeira vez nesta formosa e bonita localidade da planície Flumin (...)



Porque defender e valorizar o SUS?
06/07/2016

Quando refletimos sobre a saúde (salus) descobrimos que esta palavra tem a ver com salvação e com vida e por isso mesmo tem que ser garantida a todas as pessoas. Esta premissa foi defendida pelo movimento sanitarista brasileiro e cristalizou na Constituição cidadã (...)



A misericórdia que enxerga e soergue as pessoas
06/07/2016

Na parábola do Bom Samaritano Jesus apresenta magistralmente o que significa ser misericordioso. Às vezes podemos confundir este atributo divino, que transpareceu limpidamente no rosto e na prática de Jesus com uma bondade genérica ou um sentimentalismo piegas e inócu (...)



Papa: o primeiro a viver e servir a misericórdia
01/07/2016

Quando o Papa Gregório Magno começou a assinar seus documentos SSD (Servo dos Servidores de Deus) estava certamente a lembrar a tríplice pergunta de Jesus a Pedro, "Tu me amas?" , como condição fundamental para apascentar, guiar e servir o rebanho a ele confiado. T (...)



Considerações culturais sobre o Brexit (British exit)
28/06/2016

O plebiscito que optou pela saída do Reino Unido da Comunidade Européia trás vários desdobramentos para toda a Europa e toda a humanidade. Verifica-se a vitória dos eurocéticos e a desconfiança crescente em burocracias globais, que pensam a unidade em termos de mercados financei (...)



A redução da maioridade penal é abrir mão da esperança
22/06/2016

Novamente está em pauta o discurso punitivo apostando na PEC 171/1993 que propõe a redução da maioridade penal. Contrastando com a Constituição, a Conferência de Beijing e a legislação internacional que exige um tratamento diferenciado para o menor infrator, que p (...)



Entre o susto e a alegria
22/06/2016

A solenidade da Natividade de São João Batista, anima o ciclo das festas juninas e destaca a importância deste santo que viveu todas as vocações cristãs, a de profeta, a de celibatário, precursor e mártir. Seu nascimento constitui um grande sinal de preparação próx (...)



Não a proliferação das armas!
17/06/2016
Está em pauta no Congresso, a votaçäo do Projeto de Lei 3722/2012 sobre a revogacäo do Estatuto do Desarmamento. Apostar na venda indiscriminada de armas é facilitar o aumento da violência e as taxas de homicidio, já altas por demais no Brasil. Quando se pensa no (...)

Misericórdia e intolerância
16/06/2016

O atentado em Orlando considerado indizível e absurdo pela Conferência Episcopal dos EEUU através de seu presidente Dom Joseph Kurtz, depõe contra a convivência humana e constitui um crime de terrorismo contra cidadãos e irmãos. Neste ano jubilar da misericórdia seria oportuno e s (...)



O perfume da misericórdia e da ternura
09/06/2016
Neste domingo Jesus o amigo dos publicanos e pecadores, como terminava a narrativa precedente, se encontra com uma mulher marcada pelas suas numerosas faltas, desconsiderada totalmente pela plateia masculina como se qualifica hoje a que topa fazer qualquer programa. (...)

O cuidado e a misericórdia com a Terra
03/06/2016

Desde 1972 quando na Conferência de Estocolmo se assumiu de forma decisiva a mentalidade preservacionista da integridade do planeta, celebramos a data 05 de junho, como o dia da ecologia e do meio ambiente. Trata-se embora estejamos no limite dos recursos naturais, (...)



Um Coração reparador e misericordioso
01/06/2016
A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é um dos pontos altos e reveladores do Ano da Misericórdia. Neste amor forte, constante e cheio de ternura por nós, encontramos descanso e consolação em abundância. Aprendemos a deixar-nos amar e a importância de reparar o (...)

Uma Palavra Basta!
26/05/2016

O Evangelho do 9º Domingo do tempo comum nos apresenta o episódio do centurião romano de Cafarnaum que intercede por seu servo doente. Sempre foi modelo de fé confiante e humilde, pois se considerou indigno da visita de Jesus em sua casa, mas afirmou com convicção (...)



Eles o reconheceram no partir do Pão (Lc. 24,35)
25/05/2016
Com este texto que revela o caminho com os discípulos de Emaús, acontecerá em Belém do Pará, nos dias 15 a 21 de agosto do presente ano, o XVII Congresso Eucarístico Nacional. Na Solenidade de Corpus Christi seguímos com fervor e entusiasmo pelas ruas das cidades (...)

Santíssima Trindade: fonte inesgotável de ternura e misericórdia
19/05/2016

"Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade." Misericordiae Vultus nº 2, Papa Francisco. A solenidade da Trindade Santa é a primeira festa litúrgica do tempo comum. Após termos meditado nos mistérios da Encarnação, Redenção e Pentecoste (...)



A Declaração de Marrakesh e a liberdade religiosa
18/05/2016

Muito animadora foi a Conferência que aconteceu no Marrocos no dia 27 de janeiro, onde cerca de 250 clérigos muçulmanos, chefes de Estado e representantes de diferentes credos se reuniram para refletir e resgatar um princípio firmado entre o líder religioso Maomé (...)



O vento impetuoso que recria a história e gera libertação
13/05/2016

A solenidade de Pentecostes culmina o tempo da Páscoa, celebrando a Aliança universal e definitiva do Deus vivo com todas as nações. Somos profundamente renovados pela lei amorosa do Espírito que nos torna Igreja, Corpo de Cristo atuante e presente na história. (...)



Garis: passando a limpo as cidades
11/05/2016

No dia 16 de maio recordamos com gratidão o dia do gari. Esta data começou a ser comemorada em 1962 no antigo Estado da Guanabara. O nome de gari, também chamado de varredor de rua ou lixeiro, se originou do personagem histórico Pedro Aleixo Gary, que foi contratado no (...)



Comunicar a misericordia e a ternura do Pai
06/05/2016

Na solenidade da Ascensão do Senhor é celebrado o dia mundial das comunicações sociais. Neste ano na 50ª edição deste evento a mensagem do Papa Francisco se centrou no tema: "Comunicação e Misericórdia, um encontro fecundo". Neste ano consagrado a viver e a testemu (...)



Dia mundial dos prisioneiros e exilados
04/05/2016

Na data do 08 de maio comemoramos o patrono dos prisioneiros e exilados, o mártir São Vítor. Soldado africano na Mauritânia, por visitar os presos e ter se declarado cristão, foi também detido sendo conduzido ao calabouço e deixado sem alimentos nem água. Foi cruelmente torturad (...)



A conquista da energia renovável
27/04/2016

O Uruguai nosso país vizinho depois de 10 anos conseguiu obter uma marca memorável, é o primeiro país da Região e por que não dizer da maior parte do mundo de ter quase o 100% da energia elétrica de fontes renováveis. Foi necessário o investimento do 3% do PIB para (...)



O Novo Mandamento que gera uma Nova Criação
22/04/2016

No quinto Domingo da Páscoa somos convidados ao clima fraterno e cálido do Cenáculo onde Jesus entregará como seu legado e testamento fundamental o mandato do amor recíproco: "Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei". Ensinamento essencial para os seguidores de (...)



A propósito de Silvério dos Reis
22/04/2016

Dia 21 de abril é a data memória da Inconfidência Mineira, um movimento defensor da Independência e da República, data que homenageia a Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), o único a ser enforcado e esquartejado pela sentença condenatória de 1792. Esta efemé (...)



Recebendo a Encíclica Pós Sinodal “Amoris Laetitia”
13/04/2016

O Papa Francisco publicou recentemente a Encíclica Pós Sinodal sobre o Amor na Família, constituindo como afirma o título, um verdadeiro dom de alegria Pascal para os lares cristãos e toda a sociedade. A estrutura do documento se divide em 09 capítulos. Sua temática (...)



O Bom Pastor que dá a vida e chama para segui-lo
13/04/2016

O quarto domingo da Páscoa é denominado pela tradição litúrgica, o Domingo do Bom Pastor. Nela se apresenta o Cristo Ressuscitado com a figura emblemática do Pastor que dá vida plena e conduz o seu rebanho para pastagens verdejantes e seguras. Muito embora o pastor (...)



O Dia Mundial da Saúde
06/04/2016

No 07 de abril de 1948 foi criada esta data pela ONU para alertar e refletir sobre os problemas de saúde pública. Momento para firmar o direito universal à saúde que deve ser garantido pelos Estados e também motivar a sociedade civil na busca e prática de um estilo (...)



Obedecer antes a Deus que aos homens
06/04/2016

O terceiro domingo da Páscoa nos apresenta uma Igreja destemida e corajosa que não permanece na linha do conforto, mas sem medo de anunciar a presença do Ressuscitado e com Pedro afirma categoricamente: "que importa obedecer a Deus antes que os homens". Esta frase insp (...)



Celebrando a Festa da Divina Misericórdia
30/03/2016

No dia 30 de abril do ano 2000, no contexto de canonização de Santa Faustina Kowalska ( 1905-1938 ), São João Paulo II instituiu a Festa da Divina Misericórdia. O Papa motivava esta decisão para que fosse transmitida ao novo milênio que começava a mensagem dirigida (...)



A Espiritualidade e Mística Pascal
30/03/2016

A espiritualidade da Páscoa nasce da presença do Ressuscitado na nossa vida, mente e coração. Trata-se de uma vivência arrebatadora que nos enche de entusiasmo e de alegria, tornando-nos servidores e testemunhas do Cristo vivo que está no meio de nós. Uma espiritua (...)



O amor misericordioso venceu a morte!
23/03/2016

No selo quebrado, a pedra removida o túmulo vazio e as faixas enroladas sem mais conter nenhum corpo, visualizamos a fantástica Boa Nova que comoveu ao mundo: Cristo Ressuscitou! Não somos mais escravos e galeotes do destino, condenados a uma vida miserável, sem eira n (...)



Salve Cruz libertadora e misericordiosa!
23/03/2016

Na sexta-feira Santa, segundo momento do Triduo Pascal somos convidados a mergulhar no mistério da paixão e morte redentora do Senhor. Dia de profunda meditação, mas também de solidariedade e esperança porque o projeto do Reino saiu vitorioso. Importa também seguir (...)



O Rei da Paz e da Misericórdia entra na nossa vida
21/03/2016

O Domingo da Paixão mais conhecido como Domingo de Ramos, configura o solene portal da Semana Maior, denominada de Santa, da Clemência Divina, da Redenção e da Misericórdia. Na História da Salvação duas semanas vertebram o fio condutor do Plano de Deus: a primeira (...)



Água um bem precioso e essencial para a vida
15/03/2016

No dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água, dia para refletir, lutar e celebrar o dom precioso e essencial da água. A pensadora indiana Vandana Shiva, autora da expressão “Planeta Água”, afirmava neste texto: "senti-me diretamente atingida, na medida que me identifiquei (...)



O Rei da Paz e da Misericórdia entra na nossa vida
15/03/2016

O Domingo da Paixão mais conhecido como Domingo de Ramos, configura o solene portal da Semana Maior, denominada de Santa, da Clemência Divina, da Redenção e da Misericórdia. Na História da Salvação duas semanas vertebram o fio condutor do Plano de Deus: a primeira semana chamada (...)



As patrulhas farisaicas de hoje
11/03/2016
No quinto domingo da Quaresma nos é apresentado o episódio da mulher adúltera, onde Jesus novamente se revela como o Rosto da Misericórdia do Pai. Ela tinha sido pega em flagrante adultério, muito embora o homem não foi detido, aplicando-se a moral machista de do (...)

O perigo de tornar seu celular um cassino
09/03/2016

Em tempos de crise constata-se a irrupção de várias formas de pensamento mágico para enriquecer e sair da inadimplência geral. O pior é quando o poder público acena com projetos como a aposta livre em jogos eletrônicos de celulares e a legalização dos cassinos, pen (...)



Como Maria, profetizas da misericórdia e da ternura
04/03/2016

No dia 08 de março é comemorado desde 1910 e oficializado a partir de 1975 o dia internacional da mulher. Neste ano jubilar da Misericórdia somos convidados a nos inspirar e fontalizar no amor visceral e matricial de nossas irmãs. Jesus o Rosto da Misericórdia do P (...)



A alegria do reencontro com a misericórdia
04/03/2016

O quarto Domingo da Quaresma é denominada Laetare ou da Alegria e neste Ano C que seguimos ao Evangelista Lucas nos é apresentada a Parábola do Filho Pródigo. Trata-se da grandiosa parábola da misericórdia de Deus, pelo qual deveria chamar-se mais apropriadamente: (...)



Perdoar-se para perdoar, a misericórdia para consigo mesmo
24/02/2016

O grande presente da misericórdia de Deus para nós é o perdão, Cencini chega a afirmar que no perdão Deus mostra um poder muito maior e esplêndido que na criação do próprio Universo. O ser humano que foi feito para o amor e a comunhão não pode viver sem o perdão d (...)



O Jubileu da Misericórdia e a pena de morte
24/02/2016

No domingo 21/02/16, o Papa Francisco fez um apelo aos governantes no sentido de abolir a pena de morte. Fundamentado no 5º Mandamento da lei de Deus: "Não matarás", afirmou que se aplica tanto aos réus como as vitimas, obrigando a todos/as. É possível edificar a s (...)



O abraço da paz e da misericórdia celebrado entre o Papa Francisco e o Patriarca Kirillo
19/02/2016

Na sexta-feira 12 de fevereiro, em Havana, aconteceu depois de 900 anos, o encontro do Papa Francisco e do Patriarca Kirillo de Moscou, líder da Igreja Ortodoxa russa. Trata-se de um passo histórico singular que restabelece um diálogo consolador e testemunhal que aprox (...)



O resgate da amizade e da ternura entre homem e mulher
19/02/2016

Dias passados a mídia internacional e nacional veiculou de forma leviana e tendenciosa as cartas entre São João Paulo II e uma amiga casada, levantando suspeitas infundadas sobre a imagem de um homem de Deus que marcou profundamente nossa época. Além da intenção d (...)



Confiar em Jesus Misericordioso, como Maria:
10/02/2016

Com este tema que intitula esta reflexão, o Papa Francisco dirigiu sua palavra animadora aos irmãos/ãs enfermos na XXIV Jornada Mundial do Doente realizada na cidade de Nazaré. Nesta mensagem convida aos doentes a fazerem a experiência da entrega amorosa ao Senhor par (...)



Prefiro a misericórdia ao sacrifício, (Mt 9,13)
10/02/2016

Com esta frase de Cristo registrada por São Mateus, o Papa Francisco nos introduz no espírito quaresmal. Ele afirma que a Quaresma deste Ano Jubilar é um tempo favorável para todos poderem finalmente sair da própria alienação existencial, graças a escuta da Palavr (...)



A Ecologia Humana e as Férias
03/02/2016

Nas férias temos sempre a possibilidade de superar a fragmentação e a pressão a que somos não raro submetidos durante o ano. Ê momento de resgatar a unidade e harmonia do nosso ser buscando a paz do corpo e da mente. Para isso importa reeducar nossos costumes alim (...)



A Alegria Cristã e o Carnaval
03/02/2016

De volta para as carnestolendas torna-se oportuno olhar para este acontecimento cultural do carnaval com discernimento e simpatia cristã. Percebemos neste evento marcante da civilização brasileira pelo menos duas tendências inspiradoras: a que se origina do próprio (...)



As pessoas que vivem nas ruas nas grandes cidades
25/01/2016

Dentre os rostos sofredores que doem em nós, o documento de Aparecida no nº 407 inicia com a população de rua cada vez mais numerosa nas grandes e médias cidades da América Latina. Muitas vezes são motivo de políticas de higienizacão ou maquiagem estética dos cent (...)



A caridade sem limites expressa no Lava-pés
25/01/2016

O Papa Francisco decidiu alterar o rito do Lava-pés da Missa da Ceia do Senhor, no início do Tríduo Pascal incluindo as mulheres. Anteriormente eram escolhidos homens adultos ou jovens, a partir desta determinação, a indicação será universal e ampla, pois, poderão (...)



São Paulo: alcançado e convertido pela misericórdia
20/01/2016

No dia 25 de janeiro celebramos a Festa da Conversão de São Paulo, único santo que tem uma liturgia específica para fazer memória da reviravolta da sua vida ou a adesão plena ao Senhor. Esta experiência fontal do cristão tão bem relatada por Saulo que se tornou Pau (...)



O significado do Dia Mundial da Religião
20/01/2016

A data de 21 de Janeiro, celebra o Dia Mundial da Religião, que foi instituída em 1949 por moção da Assembléia Espiritual Nacional, entidade integrada por membros da Confissão Fé Bahá´í, identidade religiosa que surgiu na Pérsia em 1844, e por outros credos. A sua (...)



Santo Amaro: o caminho da oração e da misericórdia
13/01/2016

Ao celebrarmos uma vez mais a festa de Santo Amaro, o grande patrono desta região Norte e Noroeste do Estado e uma das tradições cristãs mais presentes e significativas da população campista somos convidados a refletir sobre este legado vivo que nos inspira a caminhar (...)



A proteção e defesa dos animais de carga e transporte
13/01/2016

Foi sancionada pelo Governador Luiz Fernando Pezão no dia 08 de janeiro a Lei nº 7194 que proíbe nos centros urbanos o transporte de cargas ou pessoas usando animais, isto é, cavalos ou jumentos. Este documento legal visa proteger os animais de maus tratos e de situaçõ (...)



O Dia Mundial da Liberdade de Culto
04/01/2016

No dia 07 de janeiro a humanidade celebra o grandioso direito à liberdade de culto. Para as religiões monoteistas ou abraâmicas esta data se escora na memória do Êxodo, uma vez que Moisés tinha pedido ao Faraó a permissão de cultuar o seu Deus no deserto. Todas as (...)



Filhos Bem-Amados do Pai Misericordioso!
04/01/2016

A Solenidade da Epifania se prolonga na Festa do Batismo do Senhor, encerrando desta feita o ciclo do Natal. Tem profundo sentido salvífico e redentor já que pelo Batismo nos tornamos filhos no Filho, finalidade do Plano de Restauração do Pai. O Batismo de Jesus revel (...)



A misericórdia e a ternura divinas abraçam a todos povos e culturas
30/12/2015

A Solenidade da Epifania revela e apresenta o Menino Deus as Nações representadas pelos sábios de Oriente ou mais popularmente Reis Magos. Esta festa relembra a Igreja a missionariedade e a permanente manifestação de Cristo a humanidade. A própria liturgia e a rel (...)



Vence a indiferença e conquista a Paz!
28/12/2015

A mensagem para a celebração do 49º Dia Mundial da Paz do Papa Francisco trata da indiferença como impecilho para a paz. Caraterizando 2015 pelas guerras e atos terroristas consumados na cidade de Paris, o Papa nos insta a conservar as razões da esperança salienta (...)



O valor e a graça de ser e de ter uma família
23/12/2015

O Natal celebra o grandioso encontro de Deus com a pessoa humana, a vida de Deus em nós. O primeiro lugar e espaço a ser santificado e remido pela presença do Menino Deus é a família. A família faz parte da genealogia de Jesus e a nossa. O Natal nos faz repensar e (...)



Natal, a ternura e a paz de Deus vem ao nosso encontro!
23/12/2015

O Nascimento de Jesus, nosso irmão e Salvador, prova de forma definitiva como afirma o Papa Francisco: "A bondade de Deus não conhece confins e não discrimina ninguém, por isso a festa dos dons do Senhor é universal e para todos." Sim, o Natal é a festa da miseric (...)



Um salto para a alegria!
18/12/2015

"A criança saltou de alegria em meu ventre ao ouvir a tua saudação!" O pulo de São João Batista no ventre materno, ao pressentir a proximidade de Jesus no ventre de Maria assinala a alegria e júbilo deste quarto domingo do Advento. Duas mulheres gestantes configur (...)




14/12/2015

No Natal Deus vem como criança ao mundo, para nos surpreender e despertar em nós a imensa capacidade de ternura que tem o nosso coração. Jesus Menino vem nos libertar das nossas megalomanias que nos tornam arrogantes e auto suficientes. Já na sua pregação pública nos (...)



Com Jesus Cristo renasce sem cessar a alegria! Papa Francisco
14/12/2015

O terceiro Domingo do Advento é conhecido pela tradição litúrgica com o nome de Gaudete, pelo convite insistente de São Paulo a alegrar-nos sempre no Senhor. Este ano está alegria se reforça com o início nas Igrejas Particulares do Ano Santo da Misericórdia, abrin (...)



A Cultura da
09/12/2015

No dia 31de outubro de 2003 na 58ª sessão da ONU foi aprovada a Convenção das Nações Unidas contra a corrupção e foi proclamado o 09 de dezembro como " Dia Internacional de Luta contra a corrupção. Este marco jurídico focalizava o empenho de tornar mais consciente (...)



Abrindo as portas à misericórdia
04/12/2015

No próximo 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco iniciará o Jubileu da Misericórdia na Basílica de São Pedro, com o rito de abertura da Porta da Misericórdia. Esta data celebra também a conclusão do 21º Concilio Ecumênico, os 50 anos (...)



Nosso futuro está nas mãos dos povos
02/12/2015

Com esta frase encorajadora pronunciada pelo Papa Francisco no Segundo Encontro Mundial dos Movimentos Populares, o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Conselho Pontifício de Justiça e Paz convidou a participar do surpreendente e inédito evento que foi realizado no 2 (...)



O Ditador e as borboletas lutadoras
23/11/2015

O dia 25 de novembro comemora o brutal assassinato de três mulheres dominicanas que lutavam pela dignidade da sua condição, as irmãs: Minerva, Pátria e Tereza Mirabal. O Ditador Rafael Leonidas Trujillo encomendou sua desaparição violenta. Em homenagem as "mariposa (...)



Pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial
18/11/2015

No dia da consciência negra que comemoramos a heróica resistência do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares que tombava assassinado neste dia em 1695, defendendo seus irmãos de sina e de raça, é sumamente conveniente manifestarmos claramente nossos princípios (...)



Laicato organizado e comprometido, sinal vivo do Reino
18/11/2015

Desde a 10ª Assembléia Geral do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) em 1991, se festeja junto a Solenidade de Cristo Rei do Universo, o dia nacional do cristão leigo/a. É verdade que no mundo inteiro esta solenidade já era considerada o data celebrativa (...)



O Cuidado com a Casa Comum e a República
12/11/2015

Neste domingo comemoramos a efeméride pátria da Proclamação da República, momento que deve avivar nosso civismo e nossa participação na construção do bem comum. A crise que atravessa a humanidade hoje é uma crise civilizatória, isto é, não só de elementos disfuncio (...)



A generosidade altruísta que confia em Deus
10/11/2015

Neste domingo o Senhor nos apresenta como modelo de generosidade, confiança e doação uma pobre viúva que ofertou os poucos trocados que tinha para viver. O mestre divino contrapõe esta atitude de entrega sem reservas, a oblação polpuda dos mestres da lei e da filan (...)



No rasto da bala
10/11/2015

A titulação deste artigo remete ao nome de um filme americano de ação que rasteia o itinerário de um revólver que é sucessivamente passado de mão em mão, desde uma criança, seu pai traficante russo, outras pessoas delinquentes e um policial corrupto ligado ao crime (...)



O Diálogo com todos
04/11/2015

O Papa Francisco apresentou como intenção geral do Apostolado da Oração para o mês de novembro a do "Diálogo com todos", incluindo aqueles que divergem conosco ou são oponentes. No ano da paz que está concluindo é bom retomarmos a prática do diálogo que sempre será (...)



Santidade: a alegria e a liberdade plenas para servir
30/10/2015

Existe dizia Charles Peguy uma só tristeza: a de não ser santo. Na solenidade de Todos os Santos a Igreja nos lembra da vocação universal à santidade homenageando todos aqueles que sofreram com Cristo e com Ele são glorificados. Nesta festa se incluem todos e todas qu (...)



Família: Um olhar misericordioso e inculturado
29/10/2015

A conclusão do Sínodo da Família levanta a pergunta acerca dos resultados, ou até a mais simples: valeu a pena? Quanto aos frutos imediatos, antes do início o Papa Francisco nos deu como presente o Motu Próprio Mitis Iudex Dominus Iesus, pelo qual simplifica e pastoraliza o proces (...)



O Diálogo Inter cultural a serviço da vida e da paz
23/10/2015

A aprovação na Câmara do PL 1057 destinado a coibir o infanticídio indígena também chamado de Lei Muwaji, para celebrar a Índia amazonense Muwaji Suruwahá que enfrentou sua tribo a fim de salvar a vida da sua filha nascida com paralisia cerebral, exige uma reflexão (...)



O ministério conjugal que santifica e liberta
21/10/2015

No domingo 18 de outubro, o Papa Francisco canonizou conjuntamente o casal Louis e Zélia Martin, os pais de Santa Teresa de Lisieux, mais conhecida com o nome de Santa Teresinha do Menino Jesus. Um sinal profético e portador de esperança, uma vez que mostra que numa França laicista e (...)



Médico: um coração misericordioso que cuida da vida
15/10/2015

No dia 18 de outubro dia do médico, celebramos a festa do padroeiro desta nobilíssima profissão o evangelista São Lucas. São Paulo na epístola aos Colossenses o cita como o iatrós agápetos (o médico caríssimo) ou ainda na Carta a Timóteo afirma: “Lucas est mea salu (...)



O medo de casar e transmitir a vida
14/10/2015

As reflexões da 14ª Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Vocação e a Missão da Família na Igreja e no Mundo Contemporâneo, não poderão se esquivar de enfrentar o que o Instrumento de Trabalho pontualiza como os jovens e o medo de casar no capítulo terceir (...)



As contas da Paz
08/10/2015

No dia 07 de outubro celebramos a festa de Nossa Senhora do Rosário, que lembra as vitórias e transformações que alcançamos com a reza deste ramalhete espiritual que oferecemos a Virgem e que foi chamado o compêndio dos pobres. Embora esteja associado a derrota que (...)



A Imagem que sorri para todos os brasileiros
08/10/2015

A festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira e Rainha do Brasil nos remete ao milagroso achado da sua imagem no rio Paraíba do Sul. Esta imagem parece ser tido como autor o escultor e monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, discípulo do Mestre Frei A (...)



Das Periferias a ONU
07/10/2015

Na sexta-feira 25 de setembro o Papa Francisco discursou na 70ª Assembléia Geral da ONU diante de 170 chefes de Estado, na sua visita aos Estados Unidos. Sua mensagem foi clara e profética denunciando a exclusão econômica e social como um atentado gravíssimo aos di (...)



O Irmão Universal e o Cuidado com a Casa Comum
02/10/2015

No dia 04 de outubro celebramos a Festa de São Francisco, o pobre de Assis, o irmão universal, o amoroso protetor das criaturas e do cuidado com a terra, merecendo o título de padroeiro da ecologia e dos animais. O Papa Francisco na Encíclica “Laudato Si”, consagra (...)



Desde Cuba com ternura
24/09/2015

A viagem apostólica do Papa Francisco a Cuba confirmou o seu papel de líder espiritual, mediador de paz e agregador de povos e nações. Na missa da padroeira do país da Virgem da Caridade do Cobre, convidou a todos os cristãos a viver com Maria uma autêntica revoluç (...)



A revolução do poder-serviço
17/09/2015
No Evangelho deste Domingo Jesus propõe uma autêntica servolution, a grandiosa transformação operada por um coração de servo. Para o Mestre a conversão passa por tornar-se pequeno e assumir o último lugar para estar disponível e atento as necessidades dos irmãos. (...)

A paz sempre é possível - religiões e culturas em diálogo
15/09/2015

Com este tema tão acuciante foi realizada pela organização católica São Egídio uma Conferência em Tirana, Albânia nos dias 6 a 8 de setembro. Inspirada nos Encontros de Assis patrocinados pelo Papa São João Paulo II em 1986, este evento quis mostrar a vontade de nã (...)




10/09/2015

Com esta frase de São João Paulo II da mensagem do dia mundial da paz de 2002, referindo-se ao atentado das torres gêmeas em Nova York, no 11 de setembro de 2001, queremos refletir sobre os efeitos e consequências daquele trágico e cruento episódio. Este ato terrorista marcou seg (...)



O Senhor Jesus, Juiz Clemente
10/09/2015
Com a Carta Apostólica redigida sob a forma de Motu Próprio "Mitis iudex Dominus Iesus" publicada a 15 de agosto de 2015, o Papa Francisco reformou o processo de declaração de nulidade do casamento regulado pelo Código de Direito Canônico de 1983. Percebe-se uma (...)

Colocando a vida em primeiro lugar
31/08/2015
O 21º Grito dos Excluídos que acontecerá no dia 7 de setembro em todo Brasil, trás como tema por segunda vez: "Vida em primeiro lugar", e como lema unindo-se a situação dramática da nossa juventude que enfrenta a cultura da violência e da morte: " Que país é este (...)

A Palavra que ilumina e edifica a Pátria
31/08/2015

No mês de setembro somos convidados a celebrar e viver o mês da Bíblia que trás este ano o tema: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de João; com o lema: "Permanecei no meu amor, para dar muitos frutos, (Jo. 15, 8-9)". A meditação deverá integrar a solici (...)



Os novos farisaísmos e a intolerância religiosa
28/08/2015

Neste domingo Jesus confronta o patrulhamento de fariseus e escribas que questionam porque os seus discípulos não faziam as abluções rituais prescritas pela tradição. Nosso Senhor responde que é de dentro do interior da pessoa, isto é, do coração que nascem os mau (...)



Liberte e purifique seus pulmões
26/08/2015

No dia 29 de agosto a sociedade civil comemora o dia nacional de combate ao fumo. Sem aderir as teses do Estado Babá ou Bedel que trata os cidadãos como irresponsáveis e infantis, a luta contra o tabagismo é urgente e necessária. O Brasil já detenta o segundo lugar (...)



São Pio X, o Pastor Educador do seu Povo
19/08/2015

Celebramos neste dia a memória de São Pio X, um Papa empenhado em fortalecer o seu rebanho com um renovado atendimento pastoral, a reforma litúrgica, o ensino catequético e a abertura do sacrário para o povo aproximando as crianças do alimento eucarístico. Na láp (...)



Vocação laical, presença, compromisso e esperança a serviço do Reino
19/08/2015

O quarto domingo de agosto focaliza a vocação laical, isto é dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade que tentam ser luz do mundo e sal da terra. Ao celebrarmos os cinquenta anos do Concilio Vaticano II e o jubileu de prata da Encíclica “Chritifideles (...)



Consagrados: Andarilhos e Testemunhas do Reino
14/08/2015

Neste domingo junto a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, festejamos a vocação a vida consagrada. Tem sentido esta associação, pois, Maria a Mãe de Jesus é modelo de entrega e plena doação a Deus na missão singular de trazer ao mundo ao Salvador. De ver (...)



O 70º aniversário da bomba em Nagasaki
12/08/2015

No dia 09 de agosto de 1945 aconteceu o ataque nuclear americano na cidade de Nagasaki, praticamente destruída junto com sua população. Desde lá o Japão sabiamente decidiu inserir no texto constitucional de 1947, o banir a guerra e optar decididamente pela paz nuclear, (...)



O amor é nossa missão: a família plenamente viva
06/08/2015

Iniciamos neste domingo com o tema acima proposto a semana nacional da família, que é o mesmo que iluminará o VIII Encontro Mundial das famílias com o Papa Francisco, em Philadelphia, no mês de setembro. É importante afirmar que a família tem como missão irradi (...)



Transfiguração: Olhar para o céu e pés na missão
05/08/2015

A Festa da Transfiguração celebra o mistério luminoso da revelação do Rosto de Cristo Ressuscitado aos três apóstolos (Pedro, João e Tiago), no Monte Tabor, onde Jesus permite a estes seguidores e testemunhas que constituíam as colunas da Igreja, o arroubo desta (...)



Chamados a servir e testemunhar o Evangelho da vida e da paz
31/07/2015

Entramos no mês de agosto que trás em seu bojo a temática vocacional, onde todos somos convidados a agradecer o dom do chamado. Este ano 2015 refletimos este projeto de Deus para todos os cristãos a luz dos vinte anos da Encíclica “Evangelium Vitae”, do Ano da Paz (...)



Santo Inácio: o fogo transformador da oração e da missão
29/07/2015

Encerrando o mês de julho celebramos a grandiosa memória de Santo Inácio de Loyola o ardoroso santo da Reforma Católica e da Evangelização do Novo Mundo. Em sua conversão percebemos o valor inestimável da leitura espiritual, a vida de Cristo e dos santos, o impact (...)



A lógica do dom e da partilha
24/07/2015

O Evangelho do 17º Domingo do Tempo Comum nos apresenta Jesus como o Profeta que revela ao seu povo a nova lógica do Reino: o dom e a partilha. A multiplicação dos pães e dos peixes, a partida oferta de um menino que tinha cinco pães de cevada e dos peixes mostra (...)



Avós: Mestres do tempo e da convivência
22/07/2015

No dia 26 de julho celebramos a Festa de São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus Cristo. Esta referência litúrgica e espiritual nos permite meditar e refletir sobre a função singular de nossos avós na sociedade de hoj (...)



A presença profética do Papa Francisco na América Latina
13/07/2015

Entre os dias 05 a 13 de julho o Papa Francisco realizou a sua Segunda Visita ao povos da América Latina estando no Equador, Bolívia e Paraguai, respectivamente. Porque a escolha destes três países? São nações com predominância de indígenas, com desafios prementes (...)



A amizade que plenifica os nossos dias
13/07/2015

No dia 20 de julho comemoramos o Dia do Amigo, iniciativa do professor argentino Enrique Febbraro, que teve um impacto muito positivo. É transcendente resgatar esta experiência profundamente humana que dá sabor e sentido a nossa vida. O mundo virtual de hoje tão aceler (...)



Ide sem medo para servir
09/07/2015
Documento sem título

Com este lema empolgante e com o tema "O missionário presbítero p (...)



A Pastoral da Ecologia Integral
07/07/2015
Como um empenho na recepção e acolhida da Encíclica "Laudato Si " do Papa Francisco, o Regional Leste 1, aprovou a Pastoral da Ecologia Integral. Certamente terá como finalidade e objetivo geral a Evangelização e Acompanhamento Pastoral das pessoas e comunidades (...)

Jesus, o profeta incomodo e rejeitado
03/07/2015

Neste domingo, somos convidados por Jesus a fazer a experiência da rejeição e da oposição dos seus conterrâneos. Atesta a sina e destino dos verdadeiros profetas, que trazem sempre uma mensagem de conversão, de questionamento e de um testemunho que confirma a origem (...)



A fé que supera a dúvida e o ceticismo
01/07/2015
No dia 03 de julho celebramos a festa do Apóstolo Tomé, aquele que queria por os seus dedos nas chagas de Jesus para acreditar. Ele representa o itinerário espiritual que vai da incredulidade a fé, que ilumina o ser humano na sua caminhada para Deus e especialmente a (...)

As duas Oliveiras diante do Senhor
26/06/2015

Neste Domingo celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, as duas colunas luminosas da Igreja, os referenciais e parâmetros do seguimento a Cristo e o testemunho da nossa fé. Lembramos nestas lideranças o duplo movimento da Igreja de unidade e comunhão e de expa (...)



A Encíclica
25/06/2015
Documento sem título
A nova Encíclica do Papa Francisco sobre o Cuidado da Casa Comu (...)


17/06/2015

Com este tema tão sugestivo e emblemático, o Papa Francisco desenvolveu o conteúdo e as propostas relativas a mensagem para o dia mundial do migrante e do refugiado. Partimos da convicção de que Jesus é o evangelizador por excelência e o Evangelho em pessoa (EG 209 (...)



O Dia Mundial de Combate à Desertificação e a Seca
15/06/2015

No dia 17 de junho de 1994 terminou a Convenção Internacional de Combate à Desertificação, ficando esta data como referência deste empenho crucial para a vida humana e proteção do planeta. Como o próprio nome o diz, a Desertificação é um processo de degradação do (...)



Educar para a Verdade e a Paz
12/06/2015

Fomos surpreendidos pela decisão de incluir nos Planos Municipais de Educação a insidiosa e mal conhecida ideologia de gênero, contrariando a vontade do Congresso Nacional que não permitiu a incorporação desta matéria controvertida no Plano Nacional. A ideologia d (...)



Um Coração Amigo Cheio de Luz e de Paz
11/06/2015
Uma das grandes solenidades do Tempo Comum, é a que celebra e exalta o Sagrado Coração de Jesus. Estas festas litúrgicas permitem interiorizar o mistério de Cristo e ao mesmo tempo animam uma mística amorosa de seguimento ao Senhor revelando sua ternura e compaixão (...)

Agir a partir dos sinais dos tempos na força do Espírito Santo
05/06/2015

Com este tema enunciado como titulação desta reflexão acontece de 04 a 07 de junho na Mariápolis Gianetta em São Paulo o VI Encontro e Assembléia Nacional do CNLB Nacional
(Conselho Nacional de Leigos do Brasil). Abordando esta temática o que vem a noss (...)



Consumidos pelo amor e a compaixão de Cristo
03/06/2015

A Solenidade do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo centraliza nossa atenção no Pão que nos leva a comungar com sua vida, sendo consumidos totalmente por Ele. A diferença de outro alimento comum, a Eucaristia nos incorpora a Cristo, nos cristifica, nos t (...)



Santíssima Trindade, fonte de ternura e de paz
28/05/2015

Uma das representações sagradas da Santíssima Trindade que foi declarada modelo de todas as imagens no "Concilio dos cem capítulos" em 1551 é o ícone de Rublev, pintado em 1425 para a Igreja de São Sérgio. Inspirada na cena bíblica da visita dos três anjos que apa (...)



Compartilhando as Bem-Aventuranças da Alegria
27/05/2015
Documento sem título

Nestes tempos de conflito e turbulências na vida política naciona (...)



Dá-nos um pouco da Tua Água, (Jo. 4,7)
20/05/2015
Documento sem título
Com este lema que evoca mutuamente o pedido de água de Jesus a (...)

Pentecostes, uma Igreja profética e misericordiosa em saída
20/05/2015

Celebramos na Solenidade de Pentecostes a culminância do Tempo Pascal, com o derramamento e entrega do Espírito Santo aos Apóstolos e as Nações. A Igreja nasce aberta para a grandiosa missão de testemunhar a presença do Cristo vivo, com a força do Espírito. As v (...)



A Família Comunicadora e Missionária
15/05/2015

O Papa Francisco desenvolveu como tema do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Comunicar a Família, ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor". Reflexão por certo inspirada dentro dos desafios que enfrenta hoje a família, e por isso mesmo agenda (...)



Dom Hélder, o dom para os pobres
12/05/2015

No dia 03 de maio foi celebrada em Olinda a missa de abertura do processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara. É difícil senão quase um trabalho hercúleo e superior as forças humanas, mostrar as múltiplas facetas e a singular personalidade deste Bisp (...)



O casamento entre a festa, o amor e a Aliança
06/05/2015

O mês de maio é um dos períodos "casamenteiros" que os noivos escolhem para sua união, e por tanto propício para uma reflexão aprofundada sobre esta instituição e seus desafios. O matrimônio é constituído por uma dimensão social (a festa e o reconhecimento civil-c (...)



Permanecer unidos para dar frutos de vida plena
06/05/2015
O quinto domingo da Páscoa nos oferece a magnífica comparação da Videira e dos Ramos. Jesus se auto apresenta como a Videira que alimenta e vivifica os ramos que são os cristãos que unidos profundamente a Ele em comunhão dão frutos abundantes. O tempo da Páscoa é (...)

Mãe: a que
06/05/2015
O Papa Francisco na Encíclica Evangelium Gaudium no nº 24 ao descrever a comunidade de discípulos missionários afirma que eles "primeireiam", usando este neologismo para indicar aqueles que chegam primeiro, que se envolvem e acompanham. Alguns desaprovaram a expr (...)

Com São José, solidários por trabalho digno
30/04/2015
A Festa de São José Operário abraça todos os trabalhadores /as que tem no 1º de maio seu dia de comemoração pela luta pela dignidade e pelo melhoramento das condições laborais. Na origem desta data está o assassinato de oito trabalhadores executados nos Estados U (...)

O Bom Pastor que nos convida a seguí-lo e a testemunhá-lo.
26/04/2015
Neste domingo nos deparamos com a sublime figura do Bom Pastor Ressuscitado, que dá vida plena as suas ovelhas. O tempo da Páscoa é escola da fé que nos permite contemplar e viver o encontro profundo com o Cristo vivo. Ele continua a passar bem próximo de nós, para (...)

SÃO MARCOS. O ANUNCIADOR DO CRISTO SERVO
22/04/2015

No dia 25 de Abril a Igreja celebra a Festa do Evangelista Marcos. Este discípulo de Jesus pertencia a uma família de Jerusalém, e cedeu sua casa para ser o cenáculo da Santa Ceia. Posteriormente, o encontramos com Paulo e Barnabé quando acontece um pequeno conflito (...)



A CNBB realiza a 53ª Assembléia Geral em Aparecida
14/04/2015
A Assembléia Geral da CNBB deste ano se reveste de importância e destaque especial, não só por ser eletiva, sendo escolhida a nova Presidência e os Presidentes das Comissões Episcopais da Conferência para um mandato de quatro anos, mas pelo momento histórico de crise e dificuldades pelo qual (...)

A misericórdia do Ressuscitado anunciadora do perdão e da paz!
13/04/2015
O segundo Domingo da Páscoa, tem várias abordagens, chamava-se de Páscoa anothina, isto é, dos renascidos, que depunham as vestes brancas batismais na tarde, após de uma procissão luminosa. De domingo do Aposto Tomé que encontra a fé na comunidade e a partir de m (...)

Solidariedade com o Povo Armênio
08/04/2015
No próximo domingo 12 de abril o Papa Francisco e o Patriarca Armênio Católico Nersés Pedro XIX, rezarão uma Missa em memória dos 1.500.000 mártires do genocídio armênio de 1915. O termo genocídio foi cunhado pela primeira vez pelo jurista polonês R. Lenkim em obra intitulada Axis Rule in Oc (...)

Salve ó Cruz Libertadora, Fonte da Vida e da Paz!
31/03/2015
Na Sexta-Feira Santa somos convidados a beber do manancial da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e contemplar sua morte redentora. O fazemos não na tristeza ou no dolorismo de uma derrota, mas na confiança e serenidade da fecundidade do grão, da certeza que nos dá a esperança e na fidelidad (...)

Aclamemos ao Rei Servo solidário e compassivo!
27/03/2015

Iniciamos a Semana Santa, a Semana Maior, cenário e fonte do perdão e da misericórdia, entrando em Jerusalém com o Rei Servo solidário e compassivo. Com os jovens hebreus de então e os jovens de hoje, que neste dia celebram a jornada mundial de oração com o lema d (...)



Santa Teresa, a mística do amor radical
26/03/2015

No dia 28 de março de 1515, isto é a 500 anos atrás nascia em Ávila, Espanha, a Virgem e Doutora da Igreja Santa Teresa de Jesus. Lembrança e memória necessária neste ano da vida consagrada, pois ela viveu com intensidade este caminho de perfeição no seguimento (...)



A hora da entrega e do serviço que faz brotar a vida
20/03/2015
O quinto domingo da Quaresma nos coloca na reta final deste tempo de renovação da fidelidade a Aliança. Aprendemos com Jesus a não nos desviarmos do caminho da entrega generosa, da Cruz salvadora. Muitos iniciam o percurso do discipulado com entusiasmo e coragem, mas na hora de colocar a cara, isto (...)

São José, Pai do cuidado amoroso, do humilde serviço e construtor da paz
18/03/2015
A figura singular de São José nos motiva profundamente para percorrer com amor e decisão nossa caminhada quaresmal de conversão e santificação. Brilha na sua imagem paternal , delicada e de sublime ternura, o cuidado amoroso como guardião da Sagrada Família, mas (...)

A Igreja e o aprimoramento da Democracia no país
09/03/2015
Este ano a Campanha da Fraternidade focalizou o tema: Fraternidade, Igreja e Sociedade, refletindo sobre o serviço que ela presta visando o bem comum do corpo social e da Nação. Na primeira parte na resenha histórica e especialmente nos desafios da redemocratização (...)

A alegria de servir dando a vida
09/03/2015

O Quarto Domingo da Quaresma é chamado de Laetare (Alegrai-vos), pois nos convida a celebrar com júbilo a proximidade da salvação, da entrega generosa de Jesus em Jerusalém pela redenção da humanidade e de cada um de nós. O Evangelho é claro e límpido, nele Jesus (...)



Indignação e zelo pela causa do Reino
05/03/2015

O terceiro domingo da Quaresma apresenta uma cena singular e inédita: Jesus se indigna com os vendilhões do Templo, e com um açoite derruba a suas bancas e os expulsa. Gesto profético que realiza o que está no Sl. 68,10, o texto do profeta Isaías 56,7 e a passagem (...)



A mulher e a vida consagrada
03/03/2015
Aproximando-se o dia mundial da mulher e no ano da vida consagrada, vale a pena interrogar-se se este estado de vida na Igreja ajudou e contribuiu na espiritualidade e emancipação da mulher no sentido da sua valorização e promoção humana integral. A Madre Suzanne Gui (...)

Contemplativos para servir e transformar
25/02/2015
O segundo domingo da Quaresma nos eleva as alturas do monte Tabor, onde somos convidados a experiência de contemplar a Glória do Ressuscitado por antecipado. Karl Rahner afirmava que o cristão do século XXI seria místico ou não seria nada, e também São João Paul (...)

Fortalecei os vossos corações (Tg. 5,8)
23/02/2015
Com este versículo da Carta de Tiago Apóstolo, o Papa Francisco nos apresenta a sua mensagem para o tempo da Quaresma. Tempo favorável de graça que nos leva a experimentar o amor de Deus por nós, porque Ele nos amou primeiro (1 Jo. 4,19). Esse amor nos desinstala (...)

Ser fiel a Aliança para vencer a indiferença
23/02/2015

Entramos no tempo da Quaresma, escola de treinamento para a liberdade cristã, de repensar nosso projeto de vida e de assumir mais plenamente nossa aliança batismal. O primeiro Domingo deste período de quarenta dias para preparar a maior festa cristã: a ressurreição (...)



O jejum que liberta e restaura
23/02/2015

A Quaresma é um tempo privilegiado para treinar a verdadeira liberdade cristã, e descobrir o valor das disciplinas espirituais. Particularmente o jejum sempre foi considerado por quase todas as religiões como uma prática ascética de profundo conteúdo religioso e comun (...)



A sabedoria do coração
09/02/2015

Na data próxima do 11 de fevereiro será celebrado o XXIII Dia Mundial do Doente com o tema: "Sapientia. Cordis. Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo, (Job 29,15)" com este texto bíblico sapiencial o Papa Francisco quer compartilhar a mensagem que fo (...)



A Folia e os Valores Cristãos
09/02/2015

Se aproxima o Carnaval e fica sempre para o fiel cristão o desafio e as possibilidades diante deste evento tão marcante para a cultura brasileira. Uns se preparam para um momento de recolhimento nos chamados retiros de Carnaval ou Rebanhões, aprofundarão a oração e (...)



Eu vim para servir
09/02/2015

Com este versículo do Evangelista Marcos (10,45) a Igreja lança a Campanha da Fraternidade 2015 que trás como tema: Fraternidade, Igreja e Sociedade. Seu objetivo geral busca aprofundar o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade. Reflete toda a caminhada (...)



Espiritualidade e Sustentabilidade: as orações pedindo chuvas
04/02/2015
Neste ano a situação em grande parte do país e especialmente no Norte fluminense a falta de água tem sido dramática, levando a muitas comunidades a rezarem insistentemente pelas chuvas.
Esta prática expressa primeiramente a confiança e a fé, no Deus Pai e Pro (...)


Acolher e Testemunhar a Luz das Nações
28/01/2015
A Festa da Apresentação do Senhor do Templo está profundamente ligada aos mistérios celebrados no Natal e na Epifania. Trata-se de uma exigência da encarnação, a inserção de Jesus, na sua cultura, povo e religião. O cenário constituía o coração e o centro da rel (...)

Dia mundial da Não Violência
28/01/2015
Celebra-se hoje a data que fortalece nosso sonho de paz, o dia consagrado a renovar nossa esperança no poder da não violência, isto é da atitude e decisão de optarmos pela firmeza permanente de não usar nunca a violência contra nenhum ser humano ou criatura. Não (...)

Vocação e conversão
21/01/2015

O Evangelho do Terceiro Domingo do Tempo Comum, acompanhando o ministério público de Jesus, nos trás o cenário do chamamento dos primeiros apóstolos. Embora a narrativa transcende a crônica detalhada e histórica, relaciona a vocação com a importante e fontal exper (...)



Por uma tolerância universal, generosa e compassiva
19/01/2015

No dia 21 de janeiro celebramos o dia de luta contra a intolerância religiosa, iniciativa que está originariamente ligada a Fé Bahá´ i, mas que quer unir a todas as religiões na busca do diálogo e da paz mundial. Este ano a data está indubitavelmente focalizada no (...)



Santo Amaro, o caminho da fé, do diálogo e da paz
12/01/2015
A festa de Santo Amaro é um dos acontecimentos religiosos mais marcantes no Rio de Janeiro, caracterizando-se cada vez mais, como um itinerário espiritual que torna-se caminho e peregrinação, transcendendo o já renomado turismo religioso. Caminho de fé, porque nos l (...)

Uma Igreja com um rosto cada vez mais plural
12/01/2015
O pontificado do Papa Francisco tem se caraterizado mais por gestos e atos de governo corajosos que por declarações. Suas decisões vão assinalando a passagem de uma Igreja muitas vezes auto referenciada e centrada nas próprias estruturas para a edificação de uma (...)

Nas férias viaje para o seu interior
05/01/2015

Muitas pessoas se queixam que fazem férias, mas voltam estressadas e cansadas. Na realidade não descansaram nem feriaram no sentido de uma atividade livre e criativa que os renovasse, que despertasse a paixão e o prazer de viver. Podemos visitar todos os lugares do ma (...)



Mergulhados no Reino
05/01/2015

O tempo do Natal se encerra com a Festa do Batismo do Senhor, liturgia que assinala um dos mistérios que revela a identidade de Cristo pela teofania do Pai, que coloca em seu Filho Unigênito sua complacência. Mas também abre para nós os irmãos de Jesus que nos tornamo (...)



A Festa da Alegria das Nações
02/01/2015
A Epifania ( manifestação ) cumpre o sentido pleno da Encarnação e do Natal, Jesus oferece a sua salvação a todos os povos. As Nações são convidadas ao ágape da alegria, que celebra o encontro com o Esperado e Desejado por todas as culturas, na busca de verdade e (...)

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright 2002/2005 - ItaperunaOnline.com.br