voltar
“O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...” (Salmo 22) BUSCA CATÓLICA fale conoscoe-mail
Seja bem vindo,
Histórico
A Voz do Pastor
Paróquias
Comissões Pastorais
Movimentos
Institutos Religiosos
Galeria de Bispos
Galeria de Fotos
Eventos Diocesanos
Sites Católicos
Governo Diocesano
Comunidades dos
       Leigos Consagrados
Padres Diocesanos
       e Religiosos
Seminário Diocesano
Sugestões
Livro de Visitas


Igreja Católica manifesta repúdio à PEC 241: ‘Os pobres serão as vítimas principais desta política contra a vida’
13/10/2016




A proposta de Emenda Constitucional 241/2016 focaliza a transferência de recursos públicos das áreas sociais para o pagamento de juros e para a redução da dívida pública. Estabelece um “Novo Regime Fiscal”, encaminhado para a Câmara de Deputados no dia 15 de junho de 2016. Esta medida de contenção asfixiante, parte de uma premissa falsa segundo o Economista Francisco Funcia, da PUC- SP, que seria a grave situação econômica do país; em nota à imprensa, foi divulgado pelo Ministério da Fazenda, em 24 de junho de 2016: “A situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são robustos. O país tem expressivo volume de reservas internacionais e o ingresso tem sido suficiente para financiar as transações correntes. As condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros em função de eventos externos. A dívida publica federal Nacional conta com amplo colchão de liquidez”. Como se verifica na declaração não há no país uma situação caótica que exija um ajuste tão violento e brutal, a ponto de “congelar” as despesas federais no patamar dos valores de 2016, por um prazo de 20 anos.
1. Qual o objetivo é finalidade da PEC 241?
A agenda explícita desta proposta é como está na argumentação do governo interino: “estabilizar o crescimento da despesa primária, como instrumento para conter a expansão da dívida pública”. Esse é o objetivo desta proposta de Emenda à Constituição”. No entanto traduzindo para os efeitos reais da sua aplicação, significa cortes drásticos na saúde, educação, habitação, transportes, etc … para priorizar o absoluto do déficit nominal e da dívida pública. Esta visão econômica, que volta aos anos 90 da hegemonia neoliberal e do Acordo de Washington, deixa claro que a dívida está muito acima da vida do povo e que a economia para ser sanada exige o sacrifício da população especialmente aqueles que não estão incluídos no mercado. Para confirmar esta assertiva o Ministro Henrique Meirelles se posiciona em entrevista do 01/07/2016: “As despesas com educação e saúde são itens que … junto com a previdência, inviabilizaram um controle maior das despesas nas últimas décadas. Educação e saúde inviabilizam ajustes”. Trata-se não só de limitar despesas mas de desconstruir a Arquitetura dos direitos sociais que consolidou o sistema de seguridade social da CF de 1988, quer se eliminar o Estado Social de Direito desmontando o SUS, levando-o a falência e colapso total.
2. Se passar esta PEC letal, quais serão as consequências para nossa população?
Se a PEC for aprovada, serão perdidos não somente os direitos sociais inscritos na Constituição Federal, mas a qualidade de vida da população brasileira sofrerá um forte rebaixamento, voltando a expectativas de longevidade bem inferiores às atuais. No caso particular da saúde poderão provocar a ampliação de doenças e, até mesmo, mortes diante da redução de recursos para o financiamento do SUS nos próximos 20 anos. É importante não esquecer que está PEC estabelece que os valores de 2016 serão a base para a projeção de despesas até 2037, ou seja, que não está previsto o crescimento populacional, a mudança de perfil demográfico com o envelhecimento da família brasileira em condições de saúde mais precárias, que demandará mais o sistema, e da incorporação tecnológica crescente neste setor. Para ilustrar o recorte de recursos basta afirmar que esta proposta tivesse sido aplicada no período de 2003- 2015 teriam sido retirados do SUS R$ 314,3 bilhoes (a preços de 2015), sendo somente no ano 2015, R$ 44,7 bilhões, cerca de 44% a menos do que foi efetivado pelo Ministério da Saúde no mesmo exercício.
É conveniente alertar também que a redução de recursos federais para o financiamento do SUS atingirão fortemente Estados e Municípios, pois cerca de 2/3 das despesas do Ministério da Saúde são transferidas fundo a fundo para ações de atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica, vigilância idemiológica e sanitária, entre outras.
3. Existe outro caminho que os cortes na saúde, e o recuo nos direitos sociais?
A pesquisadora em saúde da ENSP/ FIOCRUZ e Diretora Executiva do CEBES, a Dra. Isabela Soares Santos, dá uma resposta positiva citando o Economista de Oxford Dr. David Stuckler que estudou a política econômica de austeridade em 27 países (1995-2011). Este renomado cientista gerou o chamado “multiplicador fiscal ” que mostra o quanto de dinheiro se consegue de volta com diferentes gastos públicos. Os melhores índices multiplicadores vem de gastos com educação e saúde, os piores com a defesa. Ele argumenta: “Saúde é oportunidade de gerar economia e crescer mais rapidamente. Se cortar em saúde, gera mais mortes, aumento e surtos de infecções por HIV, TB, DIP, aumento dos índices de alcoolismo e suicídio, aumento dos problemas de saúde mental, risco de retorno de doenças erradicadas. Saúde não deve ser cortada em situação de crise, pois os governos deveriam investir mais em saúde em tempos de crise, para sair dela”. Os próprios diretores do FMI criticam as políticas recessivas de inspiração neoliberal (site da BBC.com, 30 de junho de 2016), em vista disso, o tripé econômico de meta inflação, altos juros e superávit primário trás como consequências: o aumento da desigualdade, colocam em risco a expansão duradoura e prejudicam seriamente a sustentabilidade do crescimento.
4. Não seria o caso de ampliar os arranjos públicos privados e favorecer o seguro privado (PHI) para sair de crise?
Na verdade, nestes arranjos públicos privados o sistema público perde (maiores e mais complexas filas), o arranjo contribui para a iniquidade no financiamento no acesso e no uso, o arranjo não diminui a demanda por serviços e financiamento, o arranjo não contribui para os objetivos gerais do SNS (equidade, universalidade e solidariedade), não há evidência que o PHI alivie o SNS. É interessante constatar que a União Europeia proíbe os países membros de regular o PHI quando houver SNS, com o argumento de defender o “sistema estatutário”, que foi escolhido pela nossa Nação na CF/1988. Lamentavelmente o que vemos é uma aposta crescente no setor privado o que contribui para a segmentação do sistema de saúde brasileiro como um todo, introduzindo a lógica mercantil, abandonando a luta histórica do movimento sanitarista brasileiro que conseguiu a implementação do SUS e sua inserção na Carta Magna, garantindo saúde integral e universal para toda a população.
5. Que fazer para impedir a PEC 241 e os seus desdobramentos perversos na seguridade social e na saúde?
Em primeiro lugar é necessário ter clareza que esta desconstituição do SUS se apoia na ideologia do Estado Mínimo e no retorno a uma Democracia restringida, tutelada, com os direitos sociais à míngua. O problema para estes economistas sem coração é o estado, o tamanho do SUS. Em compensação não há medidas para penalizar os mais ricos, achatar as desonerações fiscais, ou para reduzir os juros: o ajuste acaba se concentrando nas despesas que garantem os direitos sociais como meio de criar superávits primários crescentes, visando a diminuição da dívida pública, de acordo com o economista e doutor em saúde coletiva do IMS-UERJ, Carlos Otávio Ocké-Reis. Na prática, assistiremos ao desmonte do SUS e a privatização do sistema de saúde, onde todo esforço para melhorar as condições de saúde das famílias brasileiras ficará à deriva, prejudicando os recentes avanços obtidos no combate à desigualdade e acesso universal à saúde coletiva.
Em segundo lugar devemos manifestar nosso repudio e indignação, pensando como sempre nos mais pobres que serão as vítimas principais desta política antipopular contra a vida. Conclamar a uma mobilização geral em defesa da Constituição, do Estado Social de Direito, da Seguridade Social e do SUS. O SUS é nosso, o SUS é da gente, direito conquistado, não se compra nem se vende! Que Jesus o Rosto da misericórdia do Pai, nos ilumine e nos fortaleça na caminhada e defesa de saúde integral e universal para todos os brasileiros(as).
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos e Referencial Nacional da Pastoral da Saúde

Fonte: www.debateprogressista.com.br



Arquivo:
• FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM APERIBÉ
• VII Romaria Nacional da Pastoral da Saúde
• Da Baixada Campista a devoção a Santo Amaro tem festa na Praia de Açu e Grussai, São João da Barra.
• Baixada Campista festeja Santo Amaro
• Concerto com João Carlos Assis Brasil neste sábado no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
• Dom Roberto Francisco ressalta o importante papel do laicato neste ano de 2018 e convida a todos a uma ação transformadora no Brasil diante deste cenário de corrupção e de usurpação dos direitos dos pobres.
• Programação será aberta no próximo dia 6 de janeiro. Cavalgada da Fé mantém a tradição centenária e atrai um grande público.
• Programação Festa de Santo Amaro
• De 11 a 20 de janeiro a cidade de Varre Sai festeja São Sebastião com programação religiosa e cultural.
• Praça decorada e a igreja N S da Conceição com programação nos bairros nesta semana.
• Igreja São Francisco realiza Concerto de Natal nesta sexta-feira
• Dom Armando Bucciol explica participação nas celebrações do domingo, dia 24 de dezembro
• O presépio da vida da gente
• Moradores e devotos começam contar os dias para o dia dedicado ao Padroeiro da Baixada Campista.
• Falsos Padres
• Cartão de Natal
• CONVOCATÓRIA PARA DIA NACIONAL DO LAICATO
• Morre Dom Rafael Llano Cifuentes Bispo Emérito de Nova Friburgo
• DIOCESE DE CAMPOS - NOTA DE FALECIMENTO
• CF 2018: Especialista em segurança pública analisa a face da violência no Brasil
• Seminário vai debater políticas públicas de defesa da mulher e de combate a violência domestica.
• Imagem peregrina de Nossa Senhora visita a sede da Prefeitura
• Programação religiosa se estende até o dia 8 com procissão e missa solene.
• Aprovado texto de orientações pastorais para as mídias católicas do Brasil
• Nota da CNBB sobre o atual momento político
• PALAVRA DA IGREJA
• Prefeito de Cardoso Moreira recebe pedido de consagração a N S Aparecida
• PARA ESCLARECIMENTO...
• Prêmio Nobel da Paz 2017 põe em foco a luta pelo fim da utilização de armas nucleares
• 22ª PEREGRINAÇÃO ANUAL AO SANTUÁRIO DE APARECIDA,EM CALHEIROS, NO ANO MARIANO
• Mensagem do Papa Francisco nas celebrações dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
• Missa e inauguração de monumento dos 300 anos de N S Aparecida
• A SENHORA “APARECIDA”
• Porciúncula consagrada a Nossa Senhora Aparecida
• Porciúncula realiza exposição cultural sobre os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
• Diocese de Campos encerra ano mariano com celebrações nas cidades de Campos e Itaperuna e nas paróquias dedicadas a Padroeira do Brasil.
• ‘Notícias falsas e jornalismo de paz’: tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018
• Católicos promovem abraço ao Rio Muriaé
• Diocese de Campos no Ângelus da juventude no Cristo Redentor
• Padre Elias Cruz toma posse em Aperibé
• A Palavra de Deus
• Leigos e Leigas na Igreja e no Mundo
• Comunicadores da Diocese de Campos realizam momento de oração pela paz.
• Dom Milton celebra 30 anos de ministério presbiteral na terça-feira
• Com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Dom Milton concede benção no final da 62ª Festa do Peão de Barretos
• Dom Roberto Francisco rezará o ângelus no Cristo Redentor com representação da Diocese de Campos.
• Cardeal italiano representará o Papa em Aparecida
• Missa Pontifical Solene marca celebração dos 15 anos da Administração Apostólica São João Maria Vianney
• CNBB estimula Jornada de Oração e Jejum pelo Brasil por ocasião do Dia da Pátria
• Passeio Ciclístico encerra a Semana da Família em São Fidelis
• Comunicação
• Cardeal italiano representará o Papa em Aparecida
• Semana Nacional da Família debate papel na igreja católica e sociedade. A família promotora da vida e da defesa da dignidade da pessoa humana. Encontros acontecem até sábado.
• Shows Com a Cantora Católica Eliana Ribeiro da Canção Nova 17 E 18 Setembro
• “Fraternidade e políticas públicas” é o tema da Campanha da Fraternidade 2019
• MENSAGEM PARA O DIA DO PADRE
• Nota de Falecimento
• 365 anos de bênçãos do Santíssimo Salvador
• Crônicas de uma vida
• 365ª Festa do Santíssimo Salvador - Padroeiro da Cidade e da Diocese de Campos
• Bispo Emérito de Campos, Dom Roberto Gomes Guimarães celebrou a missa da festa de São Joaquim e Santana em Cimento Paraíso em Italva.
• O FUTURO DA VIDA CONSAGRADA - Irmão Darlei Zanon
• Obras da arte sacra retornam a igreja após restauração.
• Terço pela Paz em Campos - 13 de julho de 2017 Cobertura apresentada ontem, no telejornal “Folha no Ar”, da Plena TV:
• Embaixador da Suíça visita instalações da Associação São Martinho
• Arte restaurada Cálices, crucifixos, turíbulos. Peças da arte sacra foram restauradas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Italva.
• Oferta da vida: nova via de santidade
• CENTENÁRIO DE UM APÓSTOLO
• Os 320 anos da morte de padre Antônio Vieira, o imperador da Língua Portuguesa
• ENTREVISTA DOM ROBERTO FRANCISCO
• Sábado e domingo a animação será no Garrafão na Festa de Nossa SenHORA do Carmo.
• Nossa Senhora visita estúdios da Inter TV em Campos.
• ENTREVISTA CNBB - “Os documentos não podem ficar nas gavetas, devem alimentar a vivência dos leigos” , diz dom Pedro Conti
• Orientações Pastorais da CNBB sobre o acesso das pessoas celíacas à Comunhão Eucarística
• Santa Sé envia aos bispos orientações sobre o pão e o vinho para a comunhão Eucarística
• CENTENÁRIO DE UM APÓSTOLO
• A Pastoral da Comunicação da Diocese de Campos - Projeto Peregrinação Mariana dos Comunicadores
• Papa Francisco nomeia cinco novos cardeais e pede servir quem mais precisa
• O Santo Padre celebra os 25 anos de ordenação episcopal
• Paulo e Pedro, unidade na diversidade
• Visitas da imagem de Nossa Senhora de Fátima aos jornais, rádios e emissoras de televisão iniciam nesta segunda feira.
• FESTEJO DE SÃO JOÃO BATISTA FUNIL.
• COROAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM APERIBÉ
• Semana de festejos em Italva. Coroação do rei e da rainha encerra o ciclo junino no Espaço do Sagrado Coração de Jesus.
• DESENCANTO COM A POLÍTICA E IRRUPÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
• APARECIDA: 300 ANOS
• CORPUS CHRISTI - MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO APERIBÉ
• NOVO E IMPORTANTE DOCUMENTO DA CNBB SOBRE A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
• Toda a honra a São João Batista em Funil
• Museus Vaticanos ampliam acesso digital a manuscritos
• Diocese de Nova Friburgo celebra São João Batista com intensa programação
• ONU faz campanha sobre biodiversidade marinha no Rio de Janeiro
• Festas Juninas: época de devoção popular, mesa farta e confraternização
• Histórias de vida e missão de dom Erwin Kräutler são reunidas em publicação inédita
• Divulgada a programação da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campos
• MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES 2017
• Papa aos bispos venezuelanos: aliviar a dor do povo e procurar a paz
• Márcia Peixoto canta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida neste sábado
• Câmara recebe 1ª Semana de Comunicação da Diocese de Campos
• Entrevista exclusiva com o cardeal Caffara: "Como eu escrevi Irmã Lucia sendo cumprida hoje"
• ENTREVISTA DOM ROBERTO FRANCISCO - PROJETO FÉ E POLÍTICA
• Entrevista: “Igreja também tem que ser uma voz presente na vida da sociedade”
• Vaticano: Papa e Trump reuniram-se pela primeira vez
• Secretario-geral à BBC Brasil: “A CNBB está discutindo essa questão [permanência do presidente no cargo] internamente. Não temos ainda uma posição”
• Papa Francisco recebe Presidente dos EUA, Donald Trump
• Entrevista com dom Francisco Biasin, presidente da Comissão para Ecumenismo
• Carta do Conic sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã
• Jornalista lança livro Mãe de Milagres – Nossa Senhora Aparecida em Campos
• COMUNICAÇÃO PARA A VERDADE E A PAZ
• Bispos recordam Constituição Federal: “é dever de todo servidor público, principalmente os que detêm elevadas funções, manter conduta íntegra” (Art. 37)
• Dom Roberto Francisco participa de Cerimônia ecumênica nos 208 anos da Polícia Militar.
• Dom Roberto Francisco Bispo de Campos ordenou mais três padres.
• SANTUÁRIO DE FÁTIMA, PORTUGAL PROMOVE PRÊMIO DE JORNALISMO NO CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES
• Movimento Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas retoma o trabalho sobre os temas
• Bispo de Campos destaca a importância da Festa de Santo Amaro
• Padres que foram ordenados dia 13/05/17 na Catedral.
• Artista da Diocese de Nova Friburgo terá arte exposta no Vaticano
•  PEREGRINAÇÃO DO PAPA FRANCISCO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
• PEREGRINAÇÃO DO PAPA FRANCISCO a Nossa Senhora do Santuário de Fátima
• PEREGRINAÇÃO DO PAPA FRANCISCO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
• PEREGRINAÇÃO DO PAPA FRANCISCO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
• Papa proclama em Fátima santidade dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto
• As obras continuam em Varre Sai com a reforma da Igreja de São Sebastião.
• Frecheiras festeja 171 anos de devoção na santa das causas impossíveis.
• O GRAVE MOMENTO NACIONAL
• Diocese de Nova Friburgo realiza peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida no Ano Mariano
• A arte e a religião para ajudar crianças e jovens. Projeto é realizado em Italva pela Pastoral da Cultura.
• Com as reformas “vamos voltar ao capitalismo selvagem”, afirma Dom Roberto Francisco
• Carreata abre programação do centenário de Fátima em Campos
• NOTA DA CNBB SOBRE A PEC 287/16 – “REFORMA DA PREVIDÊNCIA”
• SIMPÓSIO
• Carreata de Nossa SEnhora de Fátima
• A família, a tecnologia e a Baleia Azul
• A arte e a religião para ajudar crianças e jovens. Projeto é realizado em Italva pela Pastoral da Cultura.
• Missa da Ressurreição na Capela São João Batista
• Pastoral Familiar disponibiliza subsídio “Hora da Família”
• Baleia azul e a crise existencial
• Divulgada a programação do centenário de Fátima em Campos.
• Encenação da Via Sacra emociona fieis em Italva na sexta feira Santa
• Italva aposta no turismo religioso
• NOTÍCIAS SOBRE A SAÚDE DO DIÁCONO ERNANI COELHO REIS
• Comunidade São João Batista de Funil
• Nos passos da Paixão
• Paixão de Cristo em Campos
• Fiéis vestidos de branco saem às ruas orando pela paz na baixada campista
• Domingo de Ramos: fiéis católicos da baixada campista iniciam solenemente a Semana Santa
• Divulgada a programação da Festa de São Fidelis
• O adeus a Cláudia Blanc
• Dom Leomar Brustolin lança livro sobre Maria
• ANO MARIANO
• Encenação da via sacra abre a programação da Semana Santa em Italva.
• À espera da Paixão
• 1º Curso de Espiritualidade para Leigos e Leigas
• Bento XVI lança livro em Roma na comemoração dos 90 anos
• Dom Leonardo comenta pesquisa sobre católicos no Brasil
• Quarta-feira Santa - Procissão do Encontro e Momento da Unidade Eclesial
• Legado de Fé
• Falece o grande liturgista Frei Alberto Beckhäuser
• REVISITANDO O CONCILIO
• Bispo convoca católicos a erguer a voz contra ideologia de gênero e aborto no Brasil
• Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itaperuna recebe o novo pároco.
• A praça
• Diocese de Campos promove restauração de Igrejas históricas
• Paróquia Imaculada Conceição realiza projeto por uma igreja em saída.
• Patrimônio em foco.
• Vaticano divulgou a programação da visita do Papa Francisco a Fátima.
• Restauração Patrimonial
• Corrida e Caminhada de São José
• QUARESMA LUGAR DE ORAÇÃO, CONVERSÃO, FÉ E CARIDADE
• Mulheres de muita Fé
• Encontro Vocacional
• Dom Roberto Francisco celebra nesta quinta feira as 9h missa na Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
• CF 2017 : Diocese de Campos promove campanha de coleta do óleo de cozinha usado
• Diocese de Campos tem novo Vigário Geral e Pároco da Catedral
• Mulheres de Fé
• Solidariedade construindo a arte
• Fátima entre nós
• Solidariedade na arte
• RECONHECIMENTO
• PROJETO IGREJA DE PORTAS ABERTAS, 3° ANIVERSARIO!
• Resgate do Canto Coral
• Pastoral da Saúde se reúne em Aparecida na romaria nacional
• Santa Missa em ação de graças pelo aniversário de Sagração Episcopal do Exmo. DOM ROBERTO FRANCISCO FERRERIA PAZ, dia 22 de Fevereiro de 2017, às 19 horas na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.
• Projeto Patrimônio Preservado
• Prefeito de Campos participa de atividades pela passagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida
• A tradição católica na França
• Campos recebe padroeira do país
• Restaurando patrimônio religioso
• Fé e oração na passagem da imagem de N.S. Aparecida em Campos
• Dom Edney Gouvêa Mattoso celebra Aniversário Natalício
• Papa Francisco divulga mensagem para o 51º Dia Mundial das Comunicações
• Barcelos resgata tradição do Coral
• Pastoral da Saúde realiza romaria anual
• Varre Sai festejou São Sebastião
• Dom Roberto Francisco recebe homenagens em Aperibé
• O DOM DA VOCAÇÃO PRESBITERAL – Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis
• Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campos dentro da programação do Ano Mariano.
• Formação Presbiteral: o dom da vocação
• Bispo Diocesano visita Santo Eduardo nas comemorações em honra ao Padroeiro São Sebastião
• Festa de São Sebastião em Santo Eduardo
• Pe. Marcello acompanha ação da Justiça Itinerante em Goitacazes
• Religião e Medicina de mãos dadas?
• CAVALGADA DA FÉ NA BAIXADA
• Preparativos para Festa de Santo Amaro
• CRISTO, ONTEM, HOJE E SEMPRE!
• A importância da Festa de Santo Amaro (social, religiosa e cultural) para a cidade e para a Igreja Católica.
• Festa de São Sebastião em Campos
• Programação da Festa de Santo Amaro em Grussai
• Programação da Festa de São Sebastião Barra de Itabapoana
• Íntegra: reflexão do Papa na Solenidade da Epifania do Senhor
• Tradição e fé na Festa de Santo Amaro
• Donana festeja Santo Amaro
• Mais integração
• Começa Festa de Santo Amaro nesta sexta
• Réveillon na Catedral de Campos
• Diocese prepara programação para Pastoral da Comunicação
• Os trabalhos em Araucania vão adiante apesar dos ataques incendiários a igrejas
• ANO NOVO, ESPERANÇA DE MUDANÇAS!
• Varre Sai festeja São Sebastião
• A AIDS e a Igreja Católica, um capítulo pouco conhecido da história
• Padre Max celebra 11 anos de ordenação sacerdotal
• Diocese de Campos promove formação para a Pastoral da Comunicação
• Preciosos Retoques
• NATAL É DOM, É GRAÇA, VIDA E PAZ!
• A Solidariedade continua
• Músicas para preparar o Natal
• Aperibé encerra festas populares
• ENCARNAÇÃO E EVANGELIZAÇÃO: COMUNICAÇÃO DO AMOR
• O que os defensores do aborto não falam
• Pastoral da Comunicação divulga calendário de 2017
• Jubileu sacerdotal
• Fiéis poderão receber Indulgência Plenária durante Ano Nacional Mariano
• Jubileu de Prata - Ordenação Sacerdotal
• Falece o cardeal Paulo Evaristo Arns
• Comissão prepara atualização das orientações para celebrações da Palavra
• Aperibé já em clima de Natal
• Em Aperibé já é tempo para preparar o Natal
• Padres com Síndrome de Burnout?
• ADVENTO, TEMPO DE DEVOTA E JUBILOSA ESPERA!
• Barcelos e Italva festejam a Imaculada Conceição
• Novenário da Imaculada Conceição em Barcelos.
• Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde de reúnem em Brasília com a presidência da CNBB
• Imaculada desde a sua concepção
• Diocese de Campos incentiva doação de sangue
• Homicídio no ventre materno, não!
• Primeira pregação de Advento 2016 - “CREIO NO ESPÍRITO SANTO”
• CNBB emite nota contra o aborto diante da decisão do STF
• CENTENÁRIO DE UM APÓSTOLO
• Jubileu da Misericordia
• VIRGEM IMACULADA CONCEIÇÃO, ROGAI POR NÓS!
• Em Aperibé já é tempo para preparar o Natal
• ESPIRITUALIDADE
• Barcelos louva Imaculada Conceição
• NOVENA SOLENE E FESTA EM BARCELOS
• PASTORAL AFRO-BRASILEIRA: Dom Roberto Francisco Bispo Referencial
• NOTA DA CNBB SOBRE A “REFORMA DO ENSINO MÉDIO” – MP 746/16
• Barcelos festeja a Imaculada Conceição
• Programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição em Barcelos
• NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO!
• Pastoral Familiar foi tema da Assembléia no Rio de Janeiro
• XV Assembléia do Regional Leste 1
• Pastoral Familiar realiza encontro com viúvos em Aperibé
• Pastoral Familiar realiza encontro com viúvos em Aperibé
• A ANTROPOLOGIA EM EDITH STEIN
• Papa concede ao Santuário Nacional título de Igreja-Catedral
• Presença Beneditina
• Papa deixa a Suécia: juntos na esperança
• Pastoral da Comunicação em Barcelos com projetos de evangelização
• Papa celebra missa na Suécia: santidade é entregar-se aos outros
• Declaração Conjunta: graças ao diálogo já não somos desconhecidos
• Católicos e Luteranos fortalecem compromisso em favor dos pobres
• Papa aos jornalistas: viagem eclesial no campo do ecumenismo
• O encontro de Francisco com o rebanho católico na Suécia
• Papa: olhar ao nosso passado, reconhecer o erro e pedir perdão
• Papa: não nos resignar à separação e ao distanciamento
• Seminário Diocesano promove Simpósio sobre Eugenia
• ACORDA BRASIL, O INSTANTE É GRAVE!
• PRESERVAR A MEMÓRIA E A HISTÓRIA COMO IDENTIDADE CULTURAL
• Imagem revelam história da cidade
• Dom Zeno e Pastor Walter sobre o diálogo entre luteranos e católicos
• Papa na Suécia: do conflito à comunhão
• Papa Francisco sobre visita à Suécia: "Ir, caminhar juntos! Não permanecer fechados em perspectivas rígidas, porque nelas não há possibilidade de reforma"
• Pastoral Familiar promove encontro em Aperibé
• Paróquia N. Sra. das Graças comemora 60 anos com a presença do Bispo de Nova Friburgo
• Igreja de Barcelos prepara comemoração dos 70 anos
• Forte tremor atinge a Itália: a solidariedade do Papa
• Homenagens
• FINADOS
• Corais no Brasil vivem declínio, analisa Maestro Carlos Nazareno
• Igreja em Varre Sai investe em turismo religioso
• CNBB divulga nota sobre a PEC 241: "é injusta, seletiva, supervaloriza o mercado e afronta a Constituição”
• Francisco: Jesus que reza por nós é o fundamento da nossa vida
• Durante a Missa no Curso de formação para o Clero, Monsenhor Luiz Carlos Reis Amorim, foi empossado Vigário Geral da Diocese de Campos.
• NOTA DA CNBB SOBRE A PEC 241
• Papa: amem o Rosário, oração simples que consola a mente e o coração
• Papa: Deus chora pela humanidade que não entende Sua paz-amor
• Audiência: sofrimento dos refugiados é responsabilidade de todos
• CELEBRANDO OS SANTOS E RECORDANDO OS FALECIDOS!
• PEC 241
• Onde está o Bispo está a igreja.
• Projeto para criar Museu Sacro
• Homenagens a Nossa Senhora em Aperibé.
• Aperibé
• Morre Cláudio Pastro
• Diocese de Campos promove Curso de Formação do Clero
• Em Aperibé igreja catalogou acervo artístico e de bens culturais
• DOIS ANOS SEM O NOSSO BISPO DOM JOÃO!
• Temer recebe conselheiros da Rede Vida
• Paróquia de Porciúncula restaura quadros contando a vida de Santo Antônio
• Presidente da CNBB eleito cardeal
• Diocese de Barretos realiza Missões Populares da Misericórdia entre os dias 16 e 23 de outubro
• Diocese prepara para criação do Museu Sacro Histórico de Campos dos Goytcazes
• Diocese de Campos organiza Comissão dos Bens Culturais
• Padre Rogério: “Preservar o patrimônio é preservar a História”
• VIVA A DEMOCRACIA E O VOTO CONSCIENTE!
• DNJ - Dia Nacional da Juventude 2016
• Festa de Santa Teresinha no Porto das Barcas
• Eleições Municipais 2016: Mensagem dos Bispos do Estado do Rio de Janeiro
• Causas dos Santos: novo regulamento sobre reconhecimento de milagres
• Mons. Viganò: Papa encoraja reforma da mídia vaticana, processo irreversível
• Papa a catequistas: insensibilidade de hoje escava abismos
• Eleições Municipais 2016: A paz é fruto da justiça (Is 32, 17)
• MENSAGEM DA CNBB PARA AS ELEIÇÕES 2016
• VIVA A PALAVRA DE DEUS: O DIA DA BÍBLIA!
• Francisco: rezar ao Deus da paz independente da religião
• Seminário de Comunicação
• Francisco: levar avante a luz da fé, toda máfia é obscura
• A política em favor do bem comum
• Salve São Francisco
• Romaria da Diocese de Campos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
• 1° Passeio Ciclistico Monsenhor Joaquim
• A finalidade da Liturgia
• 3º SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO
• 3º Seminário de Comunicação, no Sumaré
• AINDA SOBRE A FORMAÇÃO SACERDOTAL!
• OS SEMINARISTAS E A FORMAÇÃO SACERDOTAL !
• Mais um padre assaltado - entre Espirito Santinho e Bom Jesus do Itabapoana
• Blog prega voto católico consciente
• Paróquia N S da Conceição realiza feira bíblica em Italva
• Sessão de Abertura do processo de Canonização do Pe. André Bortolameotti será na quinta-feira
• Papa: Madre Teresa foi dispensadora generosa da misericórdia divina
• Lançado livro sobre milagre que tornou santa Madre Teresa
• Quadro oficial de Santa Teresa de Calcutá está em Nova Iorque
• Operária do amor
• CANONIZAÇÃO DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
• A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
• Últimos preparativos no Vaticano para a canonização de Madre Teresa de Calcutá no domingo.
• IFAP apresenta novidades para o segundo semestre
• O milagre do brasileiro que levará Madre Teresa aos altares
• Papa celebrará Vésperas pelo Dia Mundial pelo Cuidado da Criação no dia 1° de setembro
• Papa: "atenção às óticas preconceituosas sobre a mulher"
• Papa cria novo Organismo para o Desenvolvimento Humano Integral
• Nota de Solidariedade
• Médicos não conseguem explicar cura e creem em milagre de Madre Teresa
• Confissão sacramental frequente
• Primeiros gestos de abertura do Vaticano para as mulheres
• Catequistas recebem homenagem em Aperibé
• Papa recebe fundador do Facebook
• Papa quer levar o "abraço de pai e irmão" às vítimas do terremoto
• Francisco recorda Mama Antula, propagadora dos Exercícios Espirituais
• Avançar e purificar a política, reconstruindo o país a partir do município
• Sobre Cura e Libertação (parte 1) - Pe. Márcio Pimentel
• Bispo de Campos participa de Congresso da Pastoral da Saúde
• Terremoto na Itália: 241 mortos e 264 feridos
• Fiéis da Diocese de Nova Friburgo se reunirão em Casimiro de Abreu para Dia da Unidade e Aniversário Sacerdotal de Dom Edney
• Encontro do Papa com Jesuítas na Polônia
• Memorial a N.S Aparecida estreita laços do Brasil com o Papa
• CNBB divulga nota em defesa da Lei da Ficha Limpa
• Ordenação Sacerdotal do Padre Edward no último dia 13 de agosto na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador em Campos
• Bispo de Campos defende ficha limpa nas eleições municipais
• Celebra Rio - Show em comemoração dos 70 anos de Paulinas na cidade maravilhosa
• Audiência Geral: Papa reza o Terço pelas vítimas do terremoto
• Forte terremoto atinge região central da Itália e deixa mortos
• Missa e Casamento Comunitário no encerramento da Semana da Família em Aperibé
• Igreja em Aperibé investe na formação das crianças Meninos e meninas se preparando para o serviço ao altar na Igreja de São Sebastião em Aperibé.
• Passeio Ciclístico no dia dos Pais em Frecheiras
• Réplica da Imagem Jubilar dos 300 anos de N. Sra. Aparecida estará presente na Festa do Peão de Barretos 2016
• Paróquias celebram memória de Nossa Senhora e São Roque
• Jornada da Juventude na Polônia em livro
• Dom Paulo César toma posse na Diocese de São Carlos
• Diocese de Campos festeja o Santíssimo Salvador
• Festa de N S Desatadora dos Nós em Aperibé
• Diocese de Campos festeja padroeiro neste sábado
• Santa Missa na Catedral, ontem com a presenca do Príncipe Chairos
• Com a chama olímpica, Cardeal Tempesta abençoa Jogos Rio2016
• MISERICORDIA PARA COM OS NECESSITADOS
• Princípe da Jordânia em Campos
• Papa envia mensagem aos brasileiros pela Olimpíada do Rio
• JMJ 2019 no Panamá: a alegria dos bispos
• QUEROMISERICÓRDIAE NÃO SACRIFÍCIOS
• Comunicar a alegria do amor na família
• Gertrudes de Helfta a vida e o testemunho de uma mulher
• PASTORAL UNIVERSITÁRIA
• O Papa encerra a JMJ: Deus não se importa com o celular que você tem, mas se importa com você
• Panamá, sede da próxima JMJ em 2019
• Ir Cristina e outras 11¬ atrações musicais se apresentam no Festival Halleluya
• CRISTO, ONTEM, HOJE E SEMPRE!
• Diocese de Campos recebe a XV Romaria Estadual da Terra e das Águas
• Diocese de Campos recebe Romaria Estadual da Terra e das Águas
• O DISCURSO ANTROPOMORFICO SOBRE DEUS
• Vaticano esclarece afirmações do Cardeal Sarah sobre a celebração da Missa
• QUE SIGNIFICA MISERICORDIA?
• O Ofício Divino do dia
• Retiro Espiritual (Canônico)
• A RECONCILIAÇÃO É POSSÍVEL
• Formação dos seminaristas é tema de reunião da província em Barretos
• Retiro Anual dos Diáconos Permanentes da Diocese de Campos
• O Papa Francisco visitará Assis no dia 4 de agosto
• Card. Raymundo: o abraço de Aparecida a Bento XVI
• Festa de Rosa Mística em Aperibé
• A importância dos coroinhas e acólitos na paróquia
• Aconteceu na quarta feira (30) abertura da Festa de Santa Paulina na Matriz de São Sebastião em Aperibé. Missa as 19h e abertura da barraca de doces e salgados.
• Bispo de Campos defenderá direito à saúde pública no Senado Federal
• Plena Tv - Entrevista de Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
• Diocese de Campos realiza Encontro de Comunicação
• NOTA DE FALECIMENTO
• Aos 54 anos de sacerdócio morre Monsenhor Joaquim: corpo é velado na Igreja São Benedito
• Dom Roberto Francisco criou a Reitoria de Santo Amaro
• Ainda o terceiro segredo de Fátima
• Festa de São João Batista
• Quem são os eremitas?
• Exposição conta a vida de São João Batista
• Papa no Jubileu dos Doentes: amar apesar de tudo
• Programa da viagem do Papa Francisco à Polônia
• Programa do Papa durante JMJ será apresentado na Polônia esta quinta-feira
• Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação
• Igreja de Santo Amaro recebe título de Reitoria
• Estado Islâmico queima 19 moças vivas em praça pública
• No dia 8 de junho Reunião dos Bispos do Conselho Episcopal Regional Leste 1
• Comunicação do Leste 1 em reunião com cardeal Tempesta
• O Ministério da Educação dá passos para uma ditadura na educação brasileira: “O sistema único de educação”
• A ideologização da identidade católica no Brasil e os parâmetros sociais do Papa Francisco
• Eucaristia e transubstanciação
• Divulgada Programação de São João Batista
• A fé do centurião
• Arte e Criatividade
• A PARÓQUIA SÃO JOSÉ / Bom Jesus do Itabapoana
• Cavalgada e desfile de bandeiras na recepção em Santo Eduardo na manhã de ontem.
• Família: dom, compromisso e desafio
• A Diocese de Campos e a Pastoral da Comunicação convida para o Jubileu dos Comunicadores , dentro da programação do Ano da Misericórdia
• Cantagalo e Nova Friburgo recebem Dom Edney para Solenidade de Corpus Christi
• Adoração a Deus e veneração aos Santos
• Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Santo Eduardo e atrai a atenção da comunidade católica em plena manhã de Segunda-Feira.
• Festa para celebrar os 170 anos da Igreja de Santa Rita
• Homenagens a Nossa Senhora em Aperibé
• SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE Jo 16,12-15
• COMUNICAÇÃO , ÉTICA E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA
• Convite - Constituição do Tribunal Eclesiástico Diocesano
• O cristão e o movimento Pró-Vida
• Missa e Carreata no dia de Nossa Senhora de Fátima em Aperibé
• Francisco disse que o antigo papel das diaconisas ainda hoje não é muito claro, e se disse disponível a criar uma Comissão para estudar a questão
• O Papa Francisco quer ordenar diaconisas?
• PENTECOSTES, FOGO DO PREMIO, CHAMAS DA MISERICÓRDIA!
• Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões
• COMUNICAÇÃO E MISERICÓRDIA: UM ENCONTRO FECUNDO!
• Dom Edney preside Santa Missa e recebe imagem peregrina durante Romaria 2016
• Homenagens a Nossa Senhora em Aperibé
• CNBB divulga carta sobre momento atual do Estado do Rio
• Aperibé festeja N S de Fátima
• Comissão da CNBB disponibiliza subsídio para o Dia das Comunicações 2016
• Divorciados recasados e Comunhão
• Charlie e a “brincadeira” do copo
• Homenagens a Nossa Senhora em Aperibé
• SÃO JOSÉ OPERÁRIO, PADROEIRO DE CAMBAÍBA!
• Aperibé festeja São Jorge
• Maio com homenagens a Nossa Senhora em Aperibé
• Guido Schäffer: médico, seminarista e surfista
• Igreja de Santa Rita em Frecheiras completa este ano 170 anos. Festa vai ter programação especial aberta no dia 19 de maio.
• As redes sociais foram feitas para o encontro interpessoal
• MENSAGEM DA CNBB PARA AS ELEIÇÕES 2016
• Francisco chega a Lesbos e agradece generosidade dos gregos
• Bispo que, há poucas semanas, conclamou o povo “a pisar na cabeça da jararaca” afirma que “quem mentiu tem responsabilidade”
• São José- Exemplo de Misericórdia
• São Jorge festejado em Aperibé
• “O que temos insistido é que se preserve a ordem jurídica e constitucional estabelecida”, afirma dom Sergio
• O Papa exorta os refugiados: "não percam a esperança"!
• Sexto dia da 54ª Assembleia Geral da CNBB
• “Oxalá fossem muitos os divorciados que sentissem a necessidade de comungar”
• Festa de São Jorge em Aperibé
• Reunião da Pastoral dos Católicos na Política realiza encontro mensal no Rio de Janeiro
• Leigos
• O Papa: “No Jubileu, abolir a pena de morte e cancelar a dívida dos Estados mais pobres”
• Acompanhe a participação de Dom Roberto Francisco na coletiva a imprensa nesta quarta feira
• RIQUEZAS PASCAIS: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE!
• Lava Jato é "um pouco seletiva", diz Roberto Francisco, bispo de Campos
• Agradecimentos e depoimentos marcam cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB
• “Amoris laetitia”: a beleza da família, de acordo com Francisco
• A 54º ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB
• Mensagem de Dom Roberto Francisco ao município de Aperibé
• Que é objeção de consciência?
• O protagonismo dos leigos e leigas
• Festa da Misericórdia na Diocese de Campos
• Parabéns Gerson Silva!!!!
• Divulgada a programação da Festa de São Jorge em Aperibé
• O respeito aos ministros de Deus
• Catedral Diocesana divulga programação da Semana Santa
• ROMARIA DA JUVENTUDE
• Auto da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo nesta sexta feira em Barcelos
• Semana Santa com tradições em Aperibé
• “O nome de Deus é misericórdia: uma conversa com Andrea Tornielli”
• Diocese de Nova Friburgo celebra Jubileu da Juventude
• Morre em Campos Madre Maria Terezinha, no Carmelo de São José
• Festa da Misericórdia
• Funil realiza ato público encerrando a Campanha da Fraternidade
• Cardeal Tempesta expressa pesar pela morte de frei Antônio Moser
• O MÊS DE SÃO JOSÉ!
• Ele que tanto defendeu a vida, não pôde se defender de um ato violento
• Santa Gertrudes de Helfta e o Coração de Jesus
• As relíquias dos santos
• Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida a Miracema
• Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em visita em Aperibé
• Aperibé recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida
• ORDENAÇÃO SACERDOTAL
• Exposição de telas na Festa de São João Batista em Funil
• Diocese de Campos representada no Jubileu dos Comunicadores
• Convite - Missa de Aniversário de Sagração Episcopal de Dom Roberto Francisco Paz
• Casamento Comunitário em São Francisco de Itabapoana
• Noroeste recebe imagem peregrina de N S Aparecida
• Papa encontra Ronaldinho e anuncia novo jogo pela Paz
• Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 na Diocese de Barretos terá Coletiva com Dom Milton
• Diocese de Nova Friburgo celebra Aniversário Natalício de Dom Edney
• Ferramenta do Google permite que internautas façam tour online em igrejas de Barretos
• Bispos portugueses antecipam publicação do documento pós-sinodal
• Papa nomeia Bispo Auxiliar para Porto Alegre
• Missa de Posse de todos os Membros do Conselho Econômico das Paróquias, dos Regionais Norte e Noroeste e do Presidente da Obra do Salvador
• "Família" é o tema central do 25º Curso Anual para Bispos do Brasil
• APERIBÉ - Procissão e Missa marcaram festejos de São Sebastião
• Procissão e Missa para louvar São Sebastião
• Aperibé festeja São Sebastião
• Exposição de telas na Festa de São Sebastião em Aperibé aberta no domingo.
• FESTEJO DE SÃO SEBASTIÃO EM APERIBÉ - RJ
• Missas e shows na Festa de São Sebastião
• Festa de São Sebastião em Santo Eduardo
• Em Aperibé fieis participam de missa no fechamento do ano
• Festa já em ritmo de Santuário. Pe. Alcemar Pereira da Silva reúne fieis, devotos e moradores para festejar o Padroeiro da Baixada Campista.

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright 2002/2005 - ItaperunaOnline.com.br